segunda-feira, 30 de março de 2015

Tidal: Jay Z relança rival do Spotify com qualidade de áudio LossLess

Tidal é serviço de streaming de música em alta qualidade que foi comprado pelo rapper Jay Z no início desse ano e será relançado nesta segunda-feira (30). Sob nova direção, a volta da plataforma no mercado será acompanhada por um anúncio, ainda misterioso, às 18 desta sexta, na cidade de Nova York. Até agora já se sabe que o acesso ao novo rival do Spotify será exclusivamente pago, e pode custar até U$ 19,99 por mês, aproximadamente R$ 64, por qualidade LossLess (sem perdas).   
Tidal Logo (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)Entenda as principais vantagens do rival pago do Spotify (Foto: Divulgação/Tidal)




Vantagens
Para justificar seu alto preço, o serviço de streaming de músicas conta com a qualidade de som LossLess, que promete manter a configuração original do áudio, mesmo após a compressão dos dados. Ou seja, sem perda de qualidade. Em números, isso quer dizer que enquanto no Tidal o áudio pode chegar a até 1411 KBPS, no Spotify o limite é de 320 KBPS, segundo informações do site. 
Outras vantagens da plataforma incluem acesso ilimitado a mais de 25 milhões de trilhas, 75 mil vídeos de música e até artigos e entrevistas exclusivos com artistas. O Tidal também conta com uma função semelhante a do Shazam, para identificar músicas que estão tocando, e permite ouvir música offline. 
Tidal High Definition (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)Qualidade de áudio no Tidal é maior que de Spotify e iTunes (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)
Mesmo antes de seu anúncio oficial, o Tidal já deu o que falar nas redes sociais. No Twitter, celebridades como Rihanna, Kanye West, e a cantora pop Beyoncé Knowles, casada com o rapper, alteraram suas fotos para quadrados turquesa, com o objetivo de promover o relançamento da plataforma. A hashtag #Tidal4all também chegou aos Trending Topics em diversos países. 
Tidal Kanye West (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)Em seu Twitter, Kanye West convida usuários da rede social a alterar sua foto do perfil (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)
Um movimento contrário, entretanto, também surgiu no microblog. Com as hashtags #TidalforNone e #AntiTidal diversos internautas reclamaram do alto preço e como o acesso a música deve ser gratuito - mesmo que utilizando o recurso de publicidade, como o Spotify. Por isso, diversos usuários do Twitter alteraram suas fotos para quadrados vermelhos, em oposição ao "movimento turquesa". 
Acesso e preço
O novo serviço de streaming, que estará disponível para iOSAndroid e em versão web, contará com dois planos principais: Tidal Hi-fi e Tidal Premium. O primeiro sairá por U$ 19,99 e dará acesso a qualidade som Lossless. Já no segundo, que custará U$ 9,99, somente o som Standard estará disponível. Os preços podem variar de acordo com o país e cotação do dolar. 
Atualmente, o Tidal pode ser testado de forma gratuita por usuários de mais de 31 países, mas, infelizmente o Brasil ainda não entrou na lista. Por aqui, só é possível escutar um preview de 30 segundos das músicas disponíveis no site. Vale tentar o acesso via Hola, que muda o endereço de IP.
Fonte: TechTudo.
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