segunda-feira, 23 de março de 2015

GoPro com defeito? Após reclamações, câmera ganha assistência no Brasil

Que a GoPro se tornou uma febre no Brasil não há dúvidas, mas você já pensou no que fazer se sua câmera der algum defeito? A famosa marca não oferecia suporte técnico por aqui, o que tornava a resposta para essa pergunta bem difícil. Após uma série de queixas, a GoPro revelou com exclusividade ao site do TechTudo que o serviço finalmente chegou ao país e já está disponível para quem (infelizmente) precisar.
GoPro Hero 4 Black (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Serviço técnico da GoPro finalmente chega ao Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A novidade deve agradar muito aos usuários que tiveram sua GoPro inutilizada e ficaram sem ter a quem recorrer. “Entrei em contato com a fabricante e eles me falaram que só conseguiria conserto enviando aos EUA, o que acabava caro”, conta Vinícius Ambonatti, que tentou consertar a Hero 3 Black de um amigo que deu problemas há alguns meses.
Até o momento, resolver defeitos das câmeras no Brasil saía sim muito caro. Isso porque quando os problemas não eram solucionados pelo serviço de atendimento ao cliente, era preciso enviar o aparelho para o exterior. O custo dessa brincadeira era alto, tendo em vista a taxação que os produtos recebiam quando voltavam para cá.  
Além disso, as câmeras GoPro não são baratas. Apesar da promessa de baixar os preços com o início da fabricação aqui, os novos modelos chegaram ao país com valores que ultrapassam a casa dos R$ 2 mil. Ou seja, o consumidor pagava caro para ainda correr o risco de reembolsar mais dinheiro para resolver problemas, o que gerou insatisfação.  
“Procurei uma autorizada há pouco meses através do site oficial, mas me responderam que não existia no Brasil. Depois de muita conversa, me ofereceram uma câmera nova com 40% de desconto se eu enviasse a minha quebrada para a central na Califórnia, EUA, só que com o que eu gastaria com o frete para outro país, o custo ia sair muito alto”, relata Alessandra Carneiro, que tem uma Hero4 Silver com dois meses de uso que está inutilizada. 
Histórias como a de Vinícius e Alessandra se tornaram comuns entre os usuários da GoPro. Mariana Carvalho comprou uma Hero 3+ que parou de funcionar poucos dias depois da aquisição. Ao procurar representantes da marca, ela se deparou com a mesma situação: a necessidade de enviar o eletrônico para o exterior (e gastar ainda mais com isso). “A câmera simplesmente travava ao ser ligada e eu não conseguia fazer nada nela, nem desligar. Eu ainda não sei o que vou fazer caso não consiga enviá-la para o conserto”, desabafa Mariana. 
A chegada da assistência técnica no Brasil parece amenizar a situação. Segundo a GoPro, o serviço segue o padrão de outras fabricantes: quando o produto estiver dentro da garantia de um ano os reparos serão feitos, tenha sido o modelo comprado aqui ou no exterior.  
Se a câmera comprada no Brasil apresentar qualquer problema nos sete primeiros dias após a aquisição, ela poderá ser substituída por uma nova na loja de origem. No caso de consertos fora da garantia, será necessário contatar o suporte técnico para orientações caso a caso de como proceder. O contato com os representantes da marca deve ser feito via telefone, disponíveis no site da fabricante.  
Suporte GoPro (Foto: Reprodução/Internet)Site oficial da GoPro disponibiliza números para contato (Foto: Reprodução/Internet)

Vinicius, aquele do início da matéria, foi o primeiro a saber da novidade. “Por incrível que pareça, preferi comprar uma câmera nova e a antiga está parada. Mas estou aliviado. Se eu precisar vou sim usar a assistência com meu novo modelo” comemora. A GoPro informou que o novo serviço já está funcionando para consumidores de todo o Brasil. Notícia boa, usuários felizes. Será?  Na teoria tudo está nos conformes, resta saber se a assistência vai funcionar bem na prática. Alguém aí que ser o primeiro a testá-la? 
Fonte: TechTudo.
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