sexta-feira, 6 de março de 2015

Falha de segurança em pendrives

A maioria das pessoas depende dos dispositivos USB, como pen drives e HDs externos, para interligar suas vidas digitais. Apesar disso, os dias desses e de outros equipamentos de armazenamento podem estar com os dias contados. Uma nova pesquisa revela uma falha de segurança fundamental na forma que o Universal Serial Bus funciona.

A pesquisa de Karsten Nohl e Jakob Lell, divulgada pela Wired, revela que os dispositivos podem ser infectados em uma camada incapaz de ser detectada por antivírus. Os pesquisadores criaram um malware chamado BadUSB que, após ser instalado em um dispositivo USB, é capaz de assumir um PC completamente e alterar os arquivos instalados, ou até mesmo alterar o tráfego de internet do usuário. O ponto chave desse malware é que ele não fica na memória flash, e sim no firmware, o que impede que ele seja encontrado e também deletado do pen drive.


Vale ressaltar que, assim como um pen drive USB pode infectar um computador com malware, o contrário também pode acontecer: ou seja, um PC pode infectar qualquer dispositivo USB que seja conectado a ele. Por isso, algumas medidas básicas de segurança podem ser tomadas para evitar esse tipo de problema:
·         Retire seu pen drive do computador com segurança, utilizando a opção de “remover o dispositivo USB móvel”.
·         Ao usar computadores públicos, verifique se o mesmo possui antivírus antes de conectá-lo. Ou, se possível, evite usar dispositivos USB em computadores públicos.
·         Procure e utilize as soluções de antivírus já existentes para pen drives e mantenha-se protegido ao conectar-se a diversos computadores.
·         Evite salvar arquivos diretamente no pen drive, pois podem conter vírus ou arquivos infectados.

Além disso, evite confiar seus arquivos somente em um pen drive. Procure salvar em outras mídias, como DVD ou até mesmo em seu e-mail. Trabalhos acadêmicos ou planilhas financeiras, por exemplo, podem ser perdas inestimáveis. Aproveite também recursos mais atuais, como o Google Drive ou o DropBox e mantenha-se sempre seguro.

Esse texto é uma contribuição do Bondfaro para o SkyBott Tech

Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.