quarta-feira, 18 de março de 2015

Ataques financeiros contra usuários de Android triplicam em 2014

O número de ataques financeiros contra usuários de Android triplicou em 2014, é o que afirma o estudo “Ciberameaças financeiras em 2014”, da Kaspersky Lab. De acordo com a pesquisa, após uma diminuição inicial em março, foi registrado um aumento significativo de malwares Trojan-SMS durante a segunda metade do último ano.
Android virus copa (Foto: TechTudo/ Luciana Maline)O número de ataques financeiros contra usuários de dispositivos com Android triplicou em 2014 (Foto: TechTudo/ Luciana Maline)
Android é um dos sistemas operacionais móveis mais populares do mundo e atrai a atenção de cibercriminosos em busca de informações confidenciais do usuário. Em 2014, o número de ataques cresceu 3,25 vezes em comparação com o ano anterior, aumentando de 711.993 para 2.317.194, já o número de atacados aumentou em 3,64 vezes, com um total de 775.887 usuários atingidos.

Triplica o número de ataques financeiros a usuários de Android, diz estudo (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)Triplica o número de ataques financeiros a usuários de Android, diz estudo (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)


De acordo com Kaspersky, 48,15% dos ataques contra usuários de dispositivos com Android, que foram bloqueados por produtos da empresa, usavam o malware mirando os dados financeiros. A maior parte, 2.217.979 ataques contra 750.327 usuários, usou o malware Trojan-SMS, enquando o restante utilizou o malware Trojan-Banker. Dentro dos ataques deste último malware, 98,02% foram contabilizados por apenas três grupos maliciosos: Svpeng, Marcher e Faketoken.
No início de 2014, houve uma diminuição significativa no número de ataques do Trojan-SMS. De acordo com os especialistas, isso se deve à  introdução do mecanismo de Aviso de Cobrança (AOC) nas operadoras de telefonia móvel da Rússia. Porém, na segunda metade do ano, voltou a crescer, principalmente em dezembro, época de típico aumento nas compras e pagamentos online. De acordo com eles, a razão do aumento foi o aparecimento de ameaças capazes de infectar e roubar mesmo com o AOC implementado na rede.
Apesar de volume global relativamente pequeno, no último ano foram encontrados 20 programas Trojan-Banker diferentes. São três grandes grupos maliciosos: Svpeng e Marcher, capazes de roubar credenciais de banco online, além de informações de cartão de crédito, e Faketoken, feito para interceptar códigos MTAN usados em sistemas de autenticação e encaminhá-los aos criminosos.
Como forma de se proteger contra as ameaças online, a empresa sugere o uso do seu Kaspersky Internet Security, que também inclui aplicações de segurança para as plataformas móveis mais populares.
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.