sábado, 14 de fevereiro de 2015

Usuários de Mac e PC sofrem as mesmas ameaças online, diz especialista

Enganam-se os usuários de Mac que pensam estarem seguros de ataques de hackers. É o que diz um estudo feito pela empresa de software antivírus Kaspersky, apontando que os usuários deWindows e Mac foram afetados por ataques online de forma equivalente em 2014. Ao todo, foram 24% de desktops Apple e 10% de Macbooks afetados, contra pouco mais de 32% de todos os computadores com o sistema da Microsoft.
Estudo da empresa Kaspersky afirma que Mac e PC sofrem riscos iguais (Foto: Divulgação/ Kaspersky)Estudo da empresa Kaspersky afirma que Mac e PC sofrem riscos iguais (Foto: Divulgação/ Kaspersky)

A situação é ainda pior se forem considerados os números de ataques por ransomware, um tipo de malware que sequestra o computador e cobra resgate para liberar os dados novamente. Segundo a pesquisa, 13% dos usuários de Mac foram vítimas no ano passado contra somente 9% de PCs com Windows.
Parte do problema, diz a Kaspersky, está na falta de consciência dos usuários de Mac. Os dados levantados mostraram que 39% dos usuários desse sistema sequer ouviram falar sobre ransomware, e 30% não sabem da existência de malware que podem explorar vulnerabilidade doOS X. O resultado é que praticamente a metade dos dispositivos Mac estão completamente vulneráveis, algo incomum em PCs Windows.
“Os usuários do OS X viveram por muito tempo isolados dos perigos da internet. Talvez por isso não se sintam vulneráveis. Porém, como as ameaças cibernéticas estão expandindo cada vez mais suas áreas de atuação, é importante estar preparado para elas”, alerta o executivo da Kaspersky Vladimir Zapolyansky. A recomendação, diz o especialista, é instalar software antivírus também em computadores da Apple.
Na hora de procurar por um software de proteção, o estudo aponta ainda que os usuários de Mac normalmente escolhem por soluções baratas ou gratuitas, e pouco se importam com a qualidade da detecção. É o comportamento contrário visto em usuários do Windows, que priorizam a eficiência na hora de buscar por um antivírus.
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.