quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Pesquisas genéticas ganham novo aliado: um computador de alto desempenho

Cientistas no Reino Unido utilizam cluster de alta performance para acelerar pesquisas genéticas de doenças. Tecnologia apoiará 100 pesquisadores
Cientistas do Wellcome Trust Centre na Universidade de Oxford podem analisar a genética por trás de doenças como câncer, diabetes e doenças do coração mais rápido do que nunca graças a um novo cluster de alta performance (HPC, sigla para High Performance Computing).
A tecnologia pode ajudar e impulsionar, por exemplo, estudos internacionais sobre o comportamento de doenças humanas.
O departamento de estatísticas genéticas da universidade, um dos maiores em sequenciamento de genoma da Inglaterra, substituiu um dos dois clusters para garantir o constante tráfego de dados genômicos. Agora, o departamento conta com uma máquina da Fujitsu de alto desempenho e uma nova rede e armazenamento. 
O novo cluster apoiará o trabalho de 100 pesquisadores e reduzirá prazos. A infraestrutura, combinada ao software de análise genômica, permitiu aos cientistas reduzir a análise dos dados em meses.
Quanto de memória um genoma utiliza?
O departamento produz mais de 500 genomas por ano. Um único genoma utiliza cerca de 30GB em um disco quando comprimido. Para se ter uma ideia, o departamento armazena cerca de 20 mil genomas, o que ocupa metade de um petabyte.
Com o novo cluster, pesquisadores têm um extra de 1,728 cores e 27TB de memória para armazenar genomas. Isso permite que equipes de cientistas utilizem tais dados para estudar a base genética de doenças humanas, o que significa novos caminhos para medicamentos e possíveis curas.
Da mesma forma, a nova atualização vai permitir que cada grupo de pesquisadores utilize seu próprio servidor para submeter trabalhos e receber resultados a partir do cluster. Assim, usuários não precisam se conectar diretamente ao cluster e tampouco precisam ser especialistas em computação de alta performance para utilizar o sistema de forma segura e efetiva.
Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2015/02/17/pesquisas-geneticas-ganham-novo-aliado-um-computador-de-alto-desempenho/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.