sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mitos e verdades que você deve saber sobre a geração Y

Mitos e verdades sobre a geração Y

Mitos, exageros e verdades incômodas. Ou, a verdadeira história por trás dos Millennials no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos. O que parece título de documentário norte-americano é, na verdade, o ponto central de um relatório que a IBM publicou recentemente sobre a postura da Geração Y e esse grupo de pessoas nascidas entre 1980 e 1993 revolucionarão o ambiente corporativo. 
A principal diferença geracional, diz a companhia, é a proficiência tecnológica desses jovens. “É a primeira geração que cresceu imersa em um mundo digital”, aponta o documento, que apresenta os cinco mitos sobre os Millennials que você lê a seguir.

Mito 1 – Os objetivos de carreira e expectativas profissionais dos Y é diferente das gerações anteriores. O estudo indica, de fato, que os Millennials têm as mesmas aspirações que seus antecessores. Sim, eles querem segurança financeira e senioridade assim como a Geração X ou os Baby Boomers.

Mito 2 – A Geração Y quer elogios constantes e acha que todo mundo deve receber um troféu pelo trabalho desempenhado. Quando questionados a descreverem um chefe perfeito, membros desse grupo afirmaram que preferem um gerente ético, justo e transparente do que aquele que apenas reconhece suas realizações.

Mito 3 – Millennials são viciados em tecnologia e querem fazer – e compartilhar – tudo online, sem preocupação com as barreiras pessoais e profissionais. Não há dúvida, a Geração Y é adepta da interação digital, mas isso não significa que eles farão tudo virtualmente. Por exemplo, esse grupo prefere contato cara a cara quando precisa aprender novas tarefas de trabalho. Além disso, demonstra mais propensão a delimitar linhas firmes entre suas redes sociais pessoais e profissionais quando comparados a membros da Geração X ou Baby Boomers.

Mito 4 – Millennials, ao contrário de seus colegas mais velhos, não podem tomar uma decisão sem antes convidar todo o time para pensar a respeito. Apesar de uma reputação forjada em conceitos como crowdsourcing, a Geração Y não é mais ou menos propensa a buscar aconselhamento sobre decisões de trabalho do que as gerações anteriores.

Mito 5 – Membros da Geração Y são mais propensos a abandonar o barco se um trabalho não corresponder a suas paixões e anseios. “Outra ficção”, estampa o relatório da IBM. Quando Millennials mudam de emprego, fazem isso pelas mesmas razões de representantes da Gen X e Baby Boomers. Mais de 40% de todos os entrevistados dizem que mudariam de emprego por um salário melhor ou um ambiente mais inovador. 

… algumas verdades incômodas

O estudo da Big Blue também traz uma lista do que classifica como “verdades incômodas”. Veja quais são elas:

Verdade incômoda 1 – Os funcionários estão no escuro. Muitos trabalhadores não entendem a estratégia de negócios de sua organização. Sim, os líderes/gerentes/diretores são parcialmente culpados. Mais da metade das pessoas entrevistadas afirma não compreender completamente elementos-chave da estratégia da sua companhia, o que deveriam fazer em suas tarefas ou o que os clientes querem.

Verdade incômoda 2 – As três gerações acreditam que a experiência do cliente é pobre. A IBM pediu aos entrevistados para avaliarem a eficácia da sua organização com base em uma série de fatores, como diversidade da força de trabalho e atenção com as questões ambientais e sociais. Os resultados foram favoráveis, com uma única grande exceção: os funcionários de todas as gerações pensam que a sua empresa lida mal com a experiência do cliente.

Verdade incômoda 3 – Funcionários de todas as idades têm abraçado a revolução tecnológica, mas as organizações são lentas para implementar novas aplicações. À medida que mais Millennials iniciam suas carreiras, as expectativas de uma revolução tecnológica no ambiente de trabalho têm aumentado. No entanto, o estudo descobriu que apenas 4% dos entrevistados afirmam que sua organização não tem problemas de implementação de novas tecnologias.


Fonte: IDG Now!
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.