sábado, 14 de fevereiro de 2015

Microsoft e Google unem forças para reduzir alertas falsos de vírus

VirusTotal, empresa de segurança online comprada pelo Google no ano passado, recebeu o apoio da Microsoft no seu projeto de redução de alertas para falsos malwares em sistemas antivírus. Segundo o serviço gratuito, que analisa arquivos e URLS suspeitas, seu sistema recebeu a contribuição da criadora do Windows para realizar as correções em mais de 6 mil “falsos positivos” de vírus nos últimos dias.
Vídeo pornô está disseminando vírus no Facebook com atualização falsa do flash player (Foto: Divulgação/Facebook) (Foto: Vídeo pornô está disseminando vírus no Facebook com atualização falsa do flash player (Foto: Divulgação/Facebook))
VírusTotal quer eliminar falsos positivos de arquivos maliciosos no seu sistema (Foto: Divulgação/Facebook)

O projeto da VirusTotal Uploader é bastante simples: a empresa tenta corrigir arquivos que são marcados como vírus de maneira errada. Isso pode acontecer algumas vezes, dependendo das permissões que um arquivo pede ou as propriedades do computador que ele vai alterar. Com isso, os antivírus acabam alertando para um perigo que não existe.
Resolver este tipo de problema, porém, não é nada fácil. Por isso, é preciso que outras companhias, como a Microsoft, auxiliem no que for possível. Afinal, com os antivírus cada vez mais restringentes e proativos, há o bloqueio de qualquer sombra de ameaça, causando problemas para os usuários.
Quando identifica um arquivo “falso positivo”, a VirusTotal o marca, de acordo com esta classificação, notifica as empresas e permite que as correções sejam feitas rapidamente. Agora, com a colaboração de outras fabricantes de software, ela ainda coloca fontes que revelaram que o aplicativo é confiável, para dar ainda mais segurança à afirmação.
Nos casos dos programas que foram identificados pela Microsoft como falsos positivos, uma mensagem dizendo que “o programa pertence ao catálogo dos programas da Microsoft” é exibida, ao lado da mensagem “fonte confiável”. Assim, os antivírus podem removê-lo de suas listas de alertas de vírus.
Alertas de vírus falsos estão sendo alvo de empresa comprada pelo Google (Foto: Divulgação)Alertas de vírus falsos estão sendo alvo de empresa comprada pelo Google (Foto: Divulgação)
Apesar da colaboração neste caso, no entanto, Microsoft e Google não vêm tendo uma relação muito boa nos últimos tempos. Curiosamente, por conta de problemas que são justamente na área de segurança. Afinal, o Project Zero, do Google, divulgou falhas que existem no Windows antes de a Microsoft consertá-las, o que gerou muita polêmica no setor de cibersegurança.
Via VirusTotal e ZDNet
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.