- Quais são os desafios para a empresa?
- Escolher uma rede social em função de seus objetivos
- Como promover uma Feira profissional nas redes sociais
- Preparar a Feira
- Animar as redes sociais durante a Feira
- Acompanhar a comunidade após a Feira
Quais são os desafios desta nova interatividade? Em que mídias a empresa pode se expressar? Quais são as melhores práticas em termos de animação de redes sociais durante uma Feira?
Quais são os desafios para a empresa?
As mídias sociais oferecem novas plataformas de expressão para a empresa. Elas também abrem novas possibilidades em torno de um evento específico (Feira, conferência profissional), ao qual a empresa participa.Entrar na hora certa, nas redes sociais certas, para o público certo representa um desafio para a empresa ou para a marca:
- Melhorar a sua visibilidade na Internet durante um evento específico,
- Demonstrar a especialidade da empresa, intervindo em temas relacionados com o know-how da mesma,
- Criar uma relação online com possíveis clientes e transformar esse contato em visita propriamente dita.
A estratégia adotada pela empresa nas redes sociais deve ser integrada ao conjunto da campanha publicitária, do marketing e da comunicação em torno da Feira; assim como a estratégia de web da empresa, a fim de respeitar a sua imagem de marca e obter benefícios, a longo prazo, das ações implementadas.
As feiras abertas ao público, assim como os salões profissionais, podem ser afetadas pelo estabelecimento de uma estratégia de mídia social. Trata-se de falar nas mídias mais adaptadas aos objetivos.
Escolher uma rede social em função de seus objetivos
Todas as redes sociais podem contribuir para um evento: - As redes sociais voltadas para o público em geral: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc.- As redes sociais relacionadas com a geolocalização: Swarm (antigo Foursquare).
- As redes Sociais profissionais: Viadeo, LinkedIn, Google Plus, etc.
No entanto, cuidado para não exagerar quanto ao número de meios de comunicação. As redes sociais através das quais a empresa vai se expressar, antes e durante o salão, devem ser determinadas com antecedência.
Para escolher corretamente, precisamos nos fazer algumas perguntas: Qual é o público-alvo do evento? De que rede social eles fazem parte? Que redes sociais são propostas pelos organizadores? Até que ponto elas poderão ser alternadas com as da empresa?
A empresa também deve se questionar sobre os meios postos em prática antes e durante o salão.
Uma conta do Twitter, por exemplo, deve ser muito reativa. Para que ela possa ser notada pelos internautas e atingir seus objetivos, ela deverá ser "animada" com frequência e provocar interações.
Lembretes:
- Se apoiar em redes sociais onde a empresa já desenvolveu a sua própria comunidade,
- Adaptar a escolha das redes sociais ao público-alvo e ao público do evento (ex: redes sociais profissionais e o Twitter para uma Feira)
- Levar em conta os recursos financeiros e humanos disponíveis: a animação das redes sociais em torno de uma Feira requer um investimento significativo,
- Não perder de vista os objetivos finais da empresa: seja a reputação com clientes existentes ou recuperar os contatos de um cliente em potencial, em "Business-to-business"!
Para mais informações: Escolha uma rede social adaptada ao seu negócio.
Como promover uma Feira profissional nas redes sociais
Preparar a Feira
Escolher redes sociais adaptadas ao público. É melhor se concentrar em uma ou mais redes sociais, em vez de espalhar suas ações em muitos meios de comunicação.Localizar as redes sociais que podem servir como revezamento: a conta do Twitter dos organizadores, a página oficial do Facebook, as páginas do Facebook dos interventores mais conhecidos ou com aqueles em que as relações podem ser possíveis.
Interagir nas redes sociais com suportes de revezamento se aproveitando dos hashtagsreferentes ao evento. Ex: #SalãoKioskea2015.
Envolver a comunidade da empresa em redes sociais, anunciando a participação da marca no salão.
Animar as redes sociais durante a Feira
Durante o tempo do evento, é muito importante realizar uma animação regular e interativa nas mídias escolhidas. As ações podem assumir várias formas: - Adaptar os conteúdos propostos à cultura da rede social utilizada. Ex: Vistas inéditas do estande ou da equipe de animação no Instagram,- Interagir com os internautas e trocar os seus próprios conteúdos. Ex: As suas próprias fotos que mostram a equipe da empresa,
- Fidelizar os usuários da internet, propondo um conteúdo específico sobre o salão ou o evento,
- Incentivar a visita dos clientes potenciais, propondo inscrições no Swarm e retransmiti-las no Twitter, para chegar à sua própria comunidade.
Saiba mais sobre o O marketing por imagem em redes sociais
Acompanhar a comunidade após a Feira
As redes sociais também podem ser utilizadas para iniciar um relacionamento a longo prazo com os internautas que seguiram a empresa durante o salão. - Propor conteúdos relacionados com a Feira ou o evento: fotografias, relatórios, ofertas especiais em torno de um produto apresentado no evento,- Destacar os novos assinantes da empresa nas redes sociais.
Analisar as estatísticas das redes sociais durante o evento e o retorno sobre o investimento com os clientes, atuais e potenciais, e com a comunidade. A comunidade vai ajudar a melhorar a estratégia para um evento futuro.
Tradução feita por Lucia Maurity y Nouira
Fonte: Kioskea.
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