quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Internet pela tomada já é uma realidade

internet, notícias, tomada elétrica, fiação elétrica, internet gigabit, redes via fiação elétrica, internet tomada, tecnologia, São Paulo, HomePlug Alliance, Cisco, Qualcomm Atheros, Duke Energy, Broadcom Corporation, serviços de telecomunicações, rede elétrica

Aconteceu em São Paulo, dia 04 de agosto de 2014, a primeira Conferência Latino-Americana da HomePlug Alliance, entidade que reúne empresas globais de TIC como Cisco, Qualcomm Atheros, Duke Energy e Broadcom Corporation, em torno de tecnologias que permitem entrega de serviços de telecomunicações por meio da rede elétrica.
HomePlug® Alliance integra 60 empresas que trabalham em conjunto para desenvolver especificações de tecnologia, programas de certificação e selos para equipamentos alimentados pela corrente elétrica. Com a tecnologia HomePlug, o cabeamento elétrico pode, por exemplo, ser usado em ambientes residenciais para distribuir internet banda larga, vídeo de alta definição, música digital e aplicações inteligentes de energia.

Com mais de 120 milhões de aparelhos no mercado, os produtos HomePlug são utilizados mundialmente por consumidores e prestadores de serviços para melhorar o desempenho de redes digitais no ambiente doméstico e melhor cobertura de redes Wi-Fi.

O cenário do mercado para dispositivos HomePlug será analisado durante o evento por Jonathan Gaw, diretor de pesquisa da IDC. Também farão palestras representantes da Orange, Qualcomm, LEA Networks e Broadcom. O presidente da HomePlug Alliance, Rob Ranck, falará sobre “Mercado e próximos passos da HomePlug” e “Visão geral da interoperabilidade e certificação HomePlug”.

Vantagens da tecnologia

Segundo Ranck, a vantagem da tecnologia HomePlug é ser fácil de instalar e ampliar a qualidade do sinal em um ambiente wireless, por exemplo, combinando produtos das duas tecnologias. "Ela transforma a fiação elétrica do ambiente doméstico num backbone de alta velocidade".

Por ser uma tecnologia de rede com fio, ela pode melhorar o desempenho de uma aplicação ou dispositivo conectado à Internet, como streaming de vídeo em HD, jogos "multiplayer", compartilhamento de banda e câmeras de segurança.


IoT e carros conectados

Uma das aplicações que tende a crescer nesse cenário é a Internet das Coisas (IoT) que envolve a conexão inúmeros dispositivos domésticos à Internet. Um dos exemplos, segundo Ranck, é a empresa asiática Hisense, que incorporou o padrão HomePlug AV a alguns dos seus modelos de televisores, aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

No cenário de produtos plugados, os veículos elétricos também entram na lista da HomePlug. Os principais fabricantes de automóveis nos EUA e na Alemanha adotaram o HomePlug Green PHY para a conectividade entre a estação de recarga e os automóveis. Entre essas empresas estão Audi, BMW, Daimler (Mercedes), Ford, General Motors, Porsche e Volkswagen.

Conexão gigabit

A nova especificação HomePlug A2 permite que a rede de comunicação via energia elétrica atinja desempenho na classe gigabit. Essa tecnologia é interoperável com as versões anteriores do HomePlug AV e do HomePlug Green PHY. No caso das redes híbridas, explica Ranck, a HomePlug propõe uma nova camada de software de rede para o ambiente doméstico chamada nVoy.

Como um programa de certificação de produtos e marketing, o nVoy abrange o novo padrão IEEE 1905.1 e proporciona instalação e configuração simplificadas. Para as operadoras, a tecnologia nVoy melhora o gerenciamento de rede, o que pode ajudar a diminuir a complexidade e o custo relacionados ao suporte a redes domésticas prestado aos clientes.



Fonte: IDG Now!

Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.