terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Super-herói? Drone criado para salvar vidas anda e voa como um morcego

O DALER é um drone projetado com formato de morcego, que lembra até o famoso Batman em suas ações. Isso porque além da aparência, o "robô-drone" é capaz de voar, andar e foi elaborado para ajudar em pequenos salvamentos. A primeira versão foi desenvolvida por Ludovic Daler ,do Laboratório de Sistemas Inteligentes da EPFL, na Suíça, em 2013. Desde então o modelo ganha adaptações e fica cada vez mais poderoso. 
Drone DALER é capaz de voar e caminhar com adaptação automática das asas (Foto: Divulgação/Ludovic Daler)
Drone DALER é capaz de voar e caminhar com adaptação automática das asas (Foto: Divulgação/Ludovic Daler)
Na verdade, DALER é um “apelido” para seu longo nome Deployable Air-Land Exploration Robot. O drone é incrementado com as asas de morcegos e para funcionar foi construído com um tipo de tecido resistente, esticado em uma estrutura de esqueleto flexível. Para começar, a equipe desenvolveu o sistema de voo, como modo principal de locomoção e depois essas asas foram adaptadas para “caminhar” ou rastejar pelo ambiente, sem a adição de peso extra no drone.
Ou seja, as asas servem para o controle de voo, além de se modificarem para fornecer locomoção em terra para o drone. Isso porque há um sistema de “moldagem”, que pode se comprimir para caminhar, com auxílio de partes giratórias externas, e expandir para voar.
Adaptação das asas para as funções aéreo e terrestre do drone DALER (Foto: Divulgação/ Ludovic Daler) Adaptação das asas para as funções aéreo e terrestre do drone DALER (Foto: Divulgação/Ludovic Daler)
A grande finalidade do DALER é oferecer uma melhor visão do terreno, em um voo não tripulado, garantindo mais segurança, e assim realizar operações de busca em salvamentos. Sua versatilidade de se adaptar em dois ambientes, terra e ar, é uma vantagem nesse quesito, fazendo com que o drone tenha uma utilidade mais ampla.
“Muitos sistemas duplos de locomoção já existem e na maioria deles basta adicionar um hardware especializado para cada método de locomoção usado (como asas e rodas), acrescentando um peso na infra-estrutura do sistema como um todo, e que impeça a execução do voo. Em vez disso, o DALER usa uma única estrutura – a asa – tanto para caminhar quanto para voar “, explicam os desenvolvedores do drone Ludovic Daler e Hallie Siegel.
Daler consegue se adaptar tanto no terreno quanto no ar com os mesmos recursos do projeto (Foto: Divulgação/Ludovic Daler)Daler consegue se adaptar tanto no terreno quanto no ar com os mesmos recursos do projeto (Foto: Divulgação/Ludovic Daler)
Desde 2013 o projeto tem sido aprimorado com inspiração nas asas de morcegos hematófagos, que são os aqueles no estilo “drácula” e se alimentam exclusivamente de sangue. O modelo mais recente do drone é capaz de alternar o modo das asas para caminhada ou voo, dobrando ou desdobrando de forma mais fácil. Sobre as velocidades, o DALER mais moderno é capaz de voar em até 45 mph, o que significa cerca de 20 metros por segundo. E no chão, é capaz de se locomover em 2,5 polegadas por segundo, o que é equivalente a 6,35 centímetros por segundo.
Confira o "drone-batman" em ação:

Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.