sábado, 10 de janeiro de 2015

PXE-E61: Media Test failure check Cable


  • Problema encontrado
  • Explicação
  • Causa e Solução (s)
    • Primeira causa
    • Solução 1
    • Segunda causa
    • Solução 2
    • Terceira causa
    • Solução 3
  • Nada funciona

Problema encontrado

A seguinte mensagem de erro é exibida na inicialização: 

PXE-E61: Media Test failure check Cable 
PXE-M0F: Exiting Boot Agent 

Explicação

O problema do (PXE-E61 Media test failure, check cable) ocorre porque o computador tenta iniciar (dar o boot) em um dispositivo de rede e falha. Ele nos pede, então, para verificar se um cabo de rede está conectado. 

PXE-M0F: Exiting Boot Agent te avisa simplesmente que ele não pôde arrancar e sai do modo de inicialização PXE

Causa e Solução (s)

Isso pode ocorrer por vários motivos.

Primeira causa

Você quer realmente inicializar com um dispositivo de rede. (Este caso é o mais raro e não tem, provavelmente, nada a ver com você) 

Solução 1

Neste caso, ou o seu cabo de rede está desconectado ou defeituoso, você deverá conectar ou testar com outro cabo de rede (RJ45), ou então a sua placa de rede não está ligada ou está com defeito. Neste caso, desligue o computador e limpe os conectores e volte a ligá-lo. Se não der certo, ele deverá ser substituído.

Segunda causa

A sequência de inicialização no BIOS (ordem de inicialização) não está definida e o computador tenta inicializar a partir da placa de rede "PXE" em primeiro lugar. 
(Outra causa rara, mas possível) 

A sequência de inicialização define a ordem que o computador usa para determinar com qual dispositivo iniciar. A máquina vai tentar arrancar a partir do número 1, depois no dispositivo seguinte e se, também não conseguir com o número 2, tentará com o seguinte e assim por diante. 

Solução 2

Você deverá entrar no BIOS para alterar a sequência de inicialização. Para mais informações sobre o que o BIOS, consulte esta dica

Para fazer isso, o procedimento pode ser diferente, dependendo do modelo da placa-mãe

Trata-se, geralmente, de uma tecla (Ex: Esc ou suprimir ou F2 ...), ou uma combinação de teclas (por exemplo, Ctrl + F1 ou Ctrl + F2 ...), que deve ser pressionada logo após ligar a sua máquina. O comando a ser pressionado pode ser exibido na inicialização. Se necessário, você pode pesquisar na internet, através do manual do modelo do seu computador. Você também pode consultar [este artigo] para obter mais informações sobre como acessar o BIOS. 

Como raramente sabemos qual o momento que devemos pressionar a tecla, é aconselhável, pressioná-la /(s) exigidos (s) durante a inicialização até a tela do BIOS se exibir (geralmente uma exibição rudimentar sob um fundo azul). 

/!\ ATENÇÃO /!\ 

O BIOS é uma área muito sensível e é importante não mexer se não soubermos como! Leia tudo o que está escrito na tela para saber como navegar no BIOS. Depois, navegue por tudo para conhecê-lo melhor. 

Quando estiver no BIOS, você deverá encontrar o local onde é gerenciada a sequência de inicialização. Evidente? Não! Ele será diferente para cada hardware. 

Você deverá encontrar sem muita dificuldade. Uma vez encontrado, você deverá reiniciar a rede local (Por rede) ou, mais conhecido aqui, com o nome de PXE, em última posição. 

Terceira causa

O disco rígido ou a placa mãe é defeituosa. (Caso mais provável) 

Sente-se os efeitos de maneira diferente, o computador não inicializa, ou inicia de vez em quando e produz BSOD (tela azul da morte), a máquina se bloqueia, o computador trava, você ouve um barulho estranho em seu computador, e, claro, no seu caso, isso gera o erro PXE. 

Por quê? 

Imagine uma sequência de inicialização básica: 

1 > HDD 
2 > CD / Rom 
3 > USB 
4 > PXE 

Se o seu disco rígido está com defeito e a máquina não pode iniciar a partir dele, ele vai tentar arrancar a partir do próximo dispositivo (CD/ROM), mas se você não tiver colocado o dispositivo no leitor, passa para o seguinte, e acontecerá a mesma coisa, pois não tem nenhum dispositivo USB inicializável. Resta, assim, o PXE, que provoca este erro, que não é muito claro. 

Solução 3

Se tiver, sorte, você só precisará abrir o seu computador (ele deve estar desligado), retire o disco rígido e limpe os conectores soprando-os, por exemplo, (ou com uma bomba de ar seco) e conecte-o novamente. Pronto, seu problema está resolvido.

Nada funciona

Você não teve sorte, seu disco rígido está danificado e não consegue verificar nada, neste caso (e não será necessariamente viável para todos), você deve colocar outro disco para ver se ele funciona bem. Se sim, o seu disco rígido está realmente com defeito. Você deverá encontrar outros artigos em fóruns ou na internet, para saber como reparar um disco rígido, como última solução escolha um novo disco rígido e substitua... (Pense em verificar a garantia.). 

Se, depois de tudo isso, ele ainda não funcionar: 

A conexão é defeituosa, ou você ainda tem, ainda, um pouco de sorte e pode substituir o cabo que liga o seu disco rígido à placa-mãe e seu problema está resolvido, ou você continuará com o erro e sua placa-mãe está morta, será preciso mudar sua máquina, e torcer que a sua garantia ainda esteja em vigor! 

Tradução feita por Ana Spadarivia kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.