- Móvel, os novos desafios para os profissionais
- Por que propor um meio de pagamento móvel?
- Escolher e implantar um meio de pagamento móvel
- Usar uma solução de pagamento móvel
- Lançar seu próprio aplicativo de pagamento móvel
- Vincular o pagamento móvel a uma oferta de fidelização
- Saiba mais
Para as empresas, o pagamento móvel é um novo desafio: trata-se de uma resposta às expectativas dos clientes, tanto na internet como nas lojas propriamente ditas.
Quais são os desafios do móvel para as empresas? Como escolher um meio de pagamento móvel, e como implantá-lo?
Móvel, os novos desafios para os profissionais
De acordo com a federação do e-comércio e da venda à distância (FEVAD), segundo um estudo feito em setembro de 2014, a complementaridade entre o comércio propriamente dito e o comércio online é cada vez mais forte. "Hoje, 76% dos compradores de loja prepararam suas compras consultando, anteriormente, um website", observa a FEVAD.A FEVAD também observou o espaço, cada vez mais importante, ocupado pelos dispositivos móveis por parte dos compradores. 34% dos "e-compradores" planejam ou efetuam suas compras pelo tablet, e isso aumenta para 41% na faixa étária de 35 a 49 anos, de acordo com uma sondagem realizada em janeiro de 2015.
Assim sendo, o lugar ocupado pelos smartphones e tablets cria novos desafios para as empresas, no objetivo de acompanhar esta transição.
Isso pode envolver vários aspectos da experiência do cliente, na internet ou em lojas:
- Leitura e navegação online adaptadas para dispositivos móveis,
- Conteúdos específicos para dispositivos móveis (aplicativo dedicado),
- Meios de pagamento adaptados para o uso de um dispositivo móvel, online ou em loja.
Por que propor um meio de pagamento móvel?
Para a empresa, o objetivo é se adaptar às novas utilizações de seus clientes (atuais e potenciais), no dispositivo móvel. A implementação de uma solução de pagamento deve responder a várias perguntas, tais como: A que necessidades do cliente a solução móvel deve responder? Quais são as vantagens para o cliente? Qual é o seu papel no percurso do cliente, online e em loja?Vantagens para a empresa:
- Melhorar a satisfação do cliente através da oferta de novos serviços de pagamento móvel para os usuários e compradores de lojas,
- Acompanhar o comprador nas lojas, facilitando o pagamento no caixa,
- Beneficiar de um apoio adicional para a fidelizar o cliente,
- Promover uma melhor segurança em lojas, limitando o fluxo de dinheiro.
Escolher e implantar um meio de pagamento móvel
A empresa pode optar pela integração de uma solução de pagamento móvel existente ou pelo desenvolvimento de um aplicativo dedicado.A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou um Código QR podem ser integrados à solução de pagamento móvel.
Usar uma solução de pagamento móvel
Pagamento em lojaO pagamento por telefone em loja tornou-se possível graças ao uso de um código QR ou da tecnologia NFC (Near Field Communication) para dispositivos móveis equipados com um chip NFC.
Este tipo de pagamento evita o uso de dinheiro, especialmente para pequenas quantidades (menos de 20 euros).
Acessível através de um aplicativo dedicado: Apple Pay, Google Wallet,etc.
Estes aplicativos podem ser oferecidos em conexão com um banco. Este é o caso do aplicativo Flash N'Pay, por exemplo.
Este tipo de solução também requer um equipamento especial em lojas (terminal NFC ou leitor de Código QR), ligado ao aplicativo.
Pagamento à distância
Para sites de compras on-line, verificar se a interface de pagamento é facilmente acessível a partir de um dispositivo móvel (tablet ou smartphone).
Algumas soluções podem atender a demanda de usuários que desejam pagar online, sem o uso de seu cartão de crédito. Para isso, é preciso integrar outra solução de pagamento no módulo de pagamento do site móvel (PayPal, Google Wallet, aplicativo bancário, etc).
Observação: o pagamento à distância também pode ser proposto para compras de aplicativos, ou compras "in-app" (no aplicativo). Este é o caso de uma empresa que deseja rentabilizar o seu aplicativo noGoogle Play ou no iTunes.
Lançar seu próprio aplicativo de pagamento móvel
A empresa também pode optar por lançar o seu próprio aplicativo de pagamento e de fidelização. Para isso é preciso levar em conta certos parâmetros: - Proteção dos bancos de dados e dados bancários dos clientes,- Adaptação para dispositivos móveis utilizados por usuários móveis (Android, iOS, etc) e suas características (com um chip NFC ou não),
- Promover o aplicativo com os clientes (atuais e em potencial).
O uso de um aplicativo de pagamento dedicado facilita a fidelização dos usuários. Ele pode servir como um suporte para conteúdos lúdicos ou para a comunicação da marca, ou da empresa (promoções especiais, newsletter, etc).
Exemplo: o aplicativo de pagamento e de fidelização do Starbucks.
Saiba mais sobre Como divulgar o seu aplicativo móvel
Vincular o pagamento móvel a uma oferta de fidelização
O pagamento móvel também pode ser usado como suporte de fidelização do cliente: - Ofertas especiais acessíveis em condição de pagamento online,- Informações fornecidas pelo aplicativo móvel dedicado,
- Cartão de fidelidade integrado ao meio de pagamentos móvel.
Saiba mais
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Image ©Fotolia.com Tradução feita por Lucia Maurity y NouiraFonte: Kioskea.
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