sábado, 24 de janeiro de 2015

Escolher um meio de pagamento móvel

Os suportes móveis (smartphones e tablets) tornaram-se cada vez mais indispensáveis nos hábitos do consumidor. O comércio online acompanha esta evolução, adaptando seus conteúdos e ofertas. 


  • Móvel, os novos desafios para os profissionais
  • Por que propor um meio de pagamento móvel?
  • Escolher e implantar um meio de pagamento móvel
    • Usar uma solução de pagamento móvel
    • Lançar seu próprio aplicativo de pagamento móvel
    • Vincular o pagamento móvel a uma oferta de fidelização
  • Saiba mais

Para as empresas, o pagamento móvel é um novo desafio: trata-se de uma resposta às expectativas dos clientes, tanto na internet como nas lojas propriamente ditas. 
Quais são os desafios do móvel para as empresas? Como escolher um meio de pagamento móvel, e como implantá-lo? 


Móvel, os novos desafios para os profissionais

De acordo com a federação do e-comércio e da venda à distância (FEVAD), segundo um estudo feito em setembro de 2014, a complementaridade entre o comércio propriamente dito e o comércio online é cada vez mais forte. "Hoje, 76% dos compradores de loja prepararam suas compras consultando, anteriormente, um website", observa a FEVAD. 

A FEVAD também observou o espaço, cada vez mais importante, ocupado pelos dispositivos móveis por parte dos compradores. 34% dos "e-compradores" planejam ou efetuam suas compras pelo tablet, e isso aumenta para 41% na faixa étária de 35 a 49 anos, de acordo com uma sondagem realizada em janeiro de 2015. 

Assim sendo, o lugar ocupado pelos smartphones e tablets cria novos desafios para as empresas, no objetivo de acompanhar esta transição. 

Isso pode envolver vários aspectos da experiência do cliente, na internet ou em lojas: 
- Leitura e navegação online adaptadas para dispositivos móveis, 
- Conteúdos específicos para dispositivos móveis (aplicativo dedicado), 
- Meios de pagamento adaptados para o uso de um dispositivo móvel, online ou em loja. 


Por que propor um meio de pagamento móvel?

Para a empresa, o objetivo é se adaptar às novas utilizações de seus clientes (atuais e potenciais), no dispositivo móvel. A implementação de uma solução de pagamento deve responder a várias perguntas, tais como: A que necessidades do cliente a solução móvel deve responder? Quais são as vantagens para o cliente? Qual é o seu papel no percurso do cliente, online e em loja? 

Vantagens para a empresa: 
- Melhorar a satisfação do cliente através da oferta de novos serviços de pagamento móvel para os usuários e compradores de lojas, 
- Acompanhar o comprador nas lojas, facilitando o pagamento no caixa, 
- Beneficiar de um apoio adicional para a fidelizar o cliente, 
- Promover uma melhor segurança em lojas, limitando o fluxo de dinheiro. 


Escolher e implantar um meio de pagamento móvel

A empresa pode optar pela integração de uma solução de pagamento móvel existente ou pelo desenvolvimento de um aplicativo dedicado. 
A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou um Código QR podem ser integrados à solução de pagamento móvel. 


Usar uma solução de pagamento móvel

Pagamento em loja 
O pagamento por telefone em loja tornou-se possível graças ao uso de um código QR ou da tecnologia NFC (Near Field Communication) para dispositivos móveis equipados com um chip NFC. 
Este tipo de pagamento evita o uso de dinheiro, especialmente para pequenas quantidades (menos de 20 euros). 
Acessível através de um aplicativo dedicado: Apple Pay, Google Wallet,etc. 

Estes aplicativos podem ser oferecidos em conexão com um banco. Este é o caso do aplicativo Flash N'Pay, por exemplo. 

Este tipo de solução também requer um equipamento especial em lojas (terminal NFC ou leitor de Código QR), ligado ao aplicativo. 

Pagamento à distância 
Para sites de compras on-line, verificar se a interface de pagamento é facilmente acessível a partir de um dispositivo móvel (tablet ou smartphone). 

Algumas soluções podem atender a demanda de usuários que desejam pagar online, sem o uso de seu cartão de crédito. Para isso, é preciso integrar outra solução de pagamento no módulo de pagamento do site móvel (PayPal, Google Wallet, aplicativo bancário, etc). 

Observação: o pagamento à distância também pode ser proposto para compras de aplicativos, ou compras "in-app" (no aplicativo). Este é o caso de uma empresa que deseja rentabilizar o seu aplicativo noGoogle Play ou no iTunes


Lançar seu próprio aplicativo de pagamento móvel

A empresa também pode optar por lançar o seu próprio aplicativo de pagamento e de fidelização. Para isso é preciso levar em conta certos parâmetros: - Proteção dos bancos de dados e dados bancários dos clientes, 
- Adaptação para dispositivos móveis utilizados por usuários móveis (Android, iOS, etc) e suas características (com um chip NFC ou não), 
- Promover o aplicativo com os clientes (atuais e em potencial). 

O uso de um aplicativo de pagamento dedicado facilita a fidelização dos usuários. Ele pode servir como um suporte para conteúdos lúdicos ou para a comunicação da marca, ou da empresa (promoções especiais, newsletter, etc). 
Exemplo: o aplicativo de pagamento e de fidelização do Starbucks. 

Saiba mais sobre Como divulgar o seu aplicativo móvel 

Vincular o pagamento móvel a uma oferta de fidelização

O pagamento móvel também pode ser usado como suporte de fidelização do cliente: - Ofertas especiais acessíveis em condição de pagamento online, 
- Informações fornecidas pelo aplicativo móvel dedicado, 
- Cartão de fidelidade integrado ao meio de pagamentos móvel. 


Saiba mais

E-comércio: escolher os meios de pagamento mais adequados 
Meios de pagamento na internet 
Pagamento por telefone 

Image ©Fotolia.com 
Tradução feita por Lucia Maurity y NouiraFonte: Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.