O ataque hacker a Sony Pictures que levou ao vazamento de inúmeros arquivos e cinco filmes inéditos ainda é um mistério. Análises iniciais sugerem que o ataque poderia ter se originado da Coreia do Norte, embora o governo do país negue as acusações. Agora, segundo informações anônimas, o vazamento poderia ser oriundo da Tailândia, mais precisamente no hotel St. Regis, em Bangkok.
Especialistas conseguiram rastrear a origem do ataque até o hotel de cinco estrelas, onde provavelmente aconteceu grande parte da ação. Segundo a Bloomberg, também não está descartada a hipótese dos cibercriminosos terem usado a rede do hotel para se camuflarem.
Ao que tudo indica, ainda é necessário fazer uma auditoria nos sistemas e infraestrutura do estabelecimento para determinar se há brechas e falhas de segurança que possam ter sido aproveitadas pelos criminosos virtuais para deflagrar a investida.
O ataque aos sistemas da Sony Pictures vazou documentos confidenciais da companhia, como projetos em andamento, orçamentos de longas, dados pessoais de atores contratados pela empresa e até mesmo de cinco filmes da produtora, sendo que quatro deles ainda nem chegaram as telas de cinema.
Até o momento nenhum hacker está exigindo qualquer valor em dinheiro para não divulgar os dados. Recentemente, os funcionários da empresa receberam ameaças em forma de mensagem.
A Starwood Hotels & Resorts, dona do St. Regis, ainda não comentou ou emitiu nenhum comunicado oficial em relação as alegações. Ainda não é claro qual a intenção dos atacantes com o roubo de informações, embora haja suspeitas que um grupo ligado à Coreia do Norte está envolvido.
Matéria completa: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.