sábado, 18 de outubro de 2014

Utilizar as redes sociais para a sua estratégia B2B



A Web 2.0 tornou-se atualmente uma mídia completa: mídia de conteúdos, mídia de partilha, rede sociais... Na esfera do privado, a web 2.0 explode literalmente: blogs, utilização de redes sociais como Facebook,TwitterMyspace, fórum de ajuda. 

Em uma estratégia BtoB profissional, a empresa tem todo o interesse na utilização das redes sociais para apresentar os seus conhecimentos, para ser visível, para falar ... 

Como usar as redes sociais? Como implementar uma estratégia de marketing eficaz? Quais ferramentas usar? É a isso que este artigo vai responder. 

Socialização da web: uma nova forma de marketing

A constatação é simples: os sites internet "clássicos" e os motores de pesquisa são atualmente ultrapassados pelas redes sociais. 
O que significa? Para encontrar uma informação, os internautas passam agora pelas plataformas sociais. Assiste-se a socialização da web, que engendra novos métodos de transmissão de mensagens. 

Uma nova ferramenta: o Inbound

L'Inbound marketing agrupa: o blog, a gestão das comunidades na Internet (a mídia social), 
a redação e a gestão dos conteúdos publicados na internet (content management), as ações de SEO pago ou natural, análise dos comportamentos dos internautas, com todas as ações do Snalytics. 

Desta maneira, os 2 critérios aos quais devem se ligar as empresas são a viabilidade e a presença na net. 

As vantagens de uma estratégia marketing 2.0 para a empresa

Encontrar e atrair novos contatos

As mídias e as redes sociais utilizam uma verdadeira estratégia de identificação e de atração de novos clientes de qualidade. Elas possibilitam o acesso rápido e fácil às informações recentes (pois elas são publicadas pelo próprio contato), válidos e completos. Muito seguidamente, os usuários não hesitam em divulgar suas coordenadas pessoais, seus identificadores Skype, seu e-mail, seu telefone. 

Melhorar sua visibilidade na Internet

Nós vimos anteriormente que ser visível na net é um fator essencial para uma estratégia marketing de qualidade. Desde o final de 2009, Google e Bing integram em seus resultados de busca as mensagens presentes em certas mídias e redes sociais. Assim, o conteúdo publicado pelos usuários, profissionais ou particular, possui um verdadeiro valor agregado. As empresas devem assim criar conteúdo de qualidade, encorajar as contribuições e regularmente atualizar suas novidades. 

Demonstrar sua credibilidade e sua pericia

O intercâmbio de conhecimento e de ajuda prima nas redes sociais e nas mídias sociais, pois posiciona-o enquanto perito em um domínio específico, a empresa pode participar nestes intercâmbios trazendo respostas qualitativas e pertinentes. 

A estratégia marketing 2.0

Questões prévias

Antes de qualquer coisa, vários critérios devem ser considerados para a elaboração de uma estratégia marketing: determinar objetivos, identificar os alvos, clientes, contatos, colaboradores, associados, redes de influência, líderes de opinião, mídia, saber se os alvos utilizam as redes sociais e de que maneira e instalar uma mensagem alvo junto a estes públicos. 

As ferramentas

Blog de competência: produção de conteúdos de qualidade a se ligar 

Sites web corporativos. 

Criação de grupos especialidade de trabalho: LinkedIn, Viadeo, Facebook. 

Micro-blogging: principalmente Twitter. 

O conteúdo

A regra de ouro a observar na Web 2.0 é o conteúdo, considerado mais importante do que que o recipiente. Um dos princípios das redes sociais é aquilo que os anglo-saxões chamam de "Give to Get", antes de receber a informação é preciso informar, contribuir. 
Os contatos potenciais buscam uma informação rápida, clara, gratuita e completa. O conjunto de seus documentos deve corresponder a estes critérios, e deve igualmente respeitar a escrita web. Estes documentos não devem conter dimensões "comerciais" e ressaltar o lado "pericia" e informativo. 

A animação

A animação dos contribuintes e das ações de vigilância são seguidamente pilotadas pela community manager. Esta pessoa deve possuir qualidades essenciais para o desenvolvimento da estratégia:, entra elas uma verdadeira legitimidade para representar a empresa, reais competência e pericia e um conhecimento e uma prática das redes sociais emergentes. 

Em interno, as pessoas podem ser formadas para estas missões. Em externo, você pode chamar um profissional competente em animação, redação de conteúdos editoriais, ações de SEO com quem você trabalhará em colaboração. 

Retorno ao Investimento

A estratégia de mídia e redes sociais também deve incluir um retorno ao investimento que permite uma análise completa dos retornos, em termos qualitativos e quantitativos. 

Mas no campo das redes sociais, a medida de uma campanha social é difícil de ser realizada. Fala-se de ROA: retorno sobre a atenção, que é melhor adaptada às especificidades da Internet. A partir do momento em que um site é avaliado por uma comunidade, ele torna-se uma referência na internet e vai receber como retorna toda a atenção: é a confiança que prima na internet, e é essa confiança que é facilmente mensurável. 

Para ir mais longe

E-marketing : qual rede social mobile escolher? 
Porque e como recrutar um Community Manager ? 
[ Instalar um sistema de vigilância de sua e-reputação]

Fonte: Kioskea.
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