terça-feira, 28 de outubro de 2014

Quem venceu as eleições no Facebook? Veja os números durante a corrida eleitoral

Dilma x Aécio
No último domingo (26), os brasileiros foram às urnas no segundo turno e decidiram que Dilma Rousseff continuará como presidente do Brasil por mais quatro anos. Diferente da eleição passada, a tecnologia teve um papel de grande destaque nos eventos deste ano, com milhares de usuários fortemente ativos na internet e nas redes sociais promovendo, na maioria das vezes, um debate virtual movido a propostas e brincadeiras – os famosos "memes".

Durante a apuração dos votos para a presidência não foi diferente. Para se ter uma ideia da dimensão da web nestas eleições, o Facebook registrou 7,6 milhões de interações em seus posts nesse domingo, que fizeram menção à candidata do PT e do PSDB, Aécio Neves. No total, o tucano gerou mais de 4,8 milhões de interações em 13 posts ao longo do domingo, enquanto Dilma obteve mais de 2,8 milhões em 51 postagens.

No quesito curtidas, Aécio saiu na frente com 3,9 milhões de likes em sua fan page, contra 2,1 milhões da petista. Ele também teve mais comentários (298 mil) que a adversária (218 mil) e mais curtidas em comentários (244 mil contra 41 mil). Por outro lado, Dilma foi quem conseguiu um maior número de compartilhamento de posts: foram 402 mil, contra 365 mil do concorrente.

As mensagens de maior visibilidade na rede social foram aquelas após o resultado da eleição que apontou vitória de Rousseff. O post de agradecimento da presidente alcançou quase 290 mil curtidas, e o de Aécio conseguiu 1,2 milhão. O total de interações dessa mensagem de agradecimento foi de  529 mil para a candidata petista e de 1,5 milhão para o tucano.

Outro dado interessante são os comentários mais curtidos postados por internautas nas páginas oficiais dos políticos. Na fan page de Dilma, a mensagem do usuário Wender Marques rendeu 6.183 likes, contra 21.273 de Vinícius Tadeu na página de Aécio. Além disso, a página da Dilma Bolada, liderada pelo publicitário Jeferson Monteiro, alcançou sozinha mais de 389 mil novas curtidas nas últimas 24 horas da corrida eleitoral.

O infográfico foi elaborado pela Nexus Edge, uma startup brasileira com uma tecnologia própria para mapear padrões de comportamento nas redes sociais. Já usado experimentalmente por diversas agências, a solução fornece dados exclusivos para alimentar inteligência e processos de negócios estratégicos. Veja abaixo:

Dilma x Aécio


Matéria completa: http://canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.