A Asus anunciou o ZenBook UX305 na IFA 2014, que chega ao mercado como mais fino do mundo com tela 3K. O aparelho não é o primeiro a ser lançado com um display com essa resolução, mas chamou a atenção para uma questão: o que seria essa qualidade 3K, que tem 3200 x 1800 pixels e é capaz de proporcionar aos usuários uma qualidade de imagem bem superior ao tradicional Full HD, mas ainda deixa a desejar se comparado ao Ultra HD? Confira a seguir.
Novo ZenBook terá tela bem melhor do que Full HD (Foto: Divulgação/Asus)
A importância dos pixels
Entender o conceito de 3K é bastante simples, a começar pela numeração. Ele é superior ao 2K, também conhecido como Quad HD, e inferior ao 4K, ou Ultra HD. Primeiramente, é preciso entender o que faz cada resolução ser menor ou maior: pixels – aqueles pequenos pontos coloridos que formam a imagem.
Quanto mais pixels, mais definição a imagem terá – o que não necessariamente indica que um aparelho com uma melhor resolução terá a melhor qualidade de imagem. Isso porque é necessário levar em conta a densidade de pixels por polegada. Em telas de mesmo tamanho, certamente uma resolução 4K levará vantagem.
Pixels são esses quadradinhos que formam a imagem na tela (Foto: Daniel Schwen/Creative Commons)
O importante, além de pixels, é saber os ppi (pixels per inch), que no caso do novo Zenbook são 276 ppi. Um pixel é o menor ponto na formação de uma imagem, que é completa por um grupo deles. Cada pixel é composto por um três pontos, amarelo, vermelho e azul. Quanto mais forem utilizados para representar uma imagem, mais próxima do objeto original ela fica.
3K x Full HD x QHD x 4K
Na resolução em si, o 3K supera o Full HD com facilidade: são 3200 x 1800 pixels contra os 1920 x 1080 pixels. Ao todo, o Full HD (1080p) soma 1,555,200 pixels, contra 5,880,000 pixels do 3K, que também é conhecido como QHD+, justamente por ser uma evolução considerável em relação ao QHD (2K).
Com resolução de 2048 x 1152 e total de 2,359,296 pixels, esse tipo de tela vem sendo bastante usado atualmente em telefones celulares top de linha de algumas fabricantes, mas é inferior a do novo notebook da Asus – que já vinha sendo explorada em laptops e ultrabooks de outras fabricantes.
8K pode virar realidade em breve (Foto: Reprodução/BGR)
O 4K, que já aparece em alguns notebooks mas vem sendo voltado para TVs, supera todas as outras longe. Padrão Ultra HD de qualidade, tem 4096 × 2304 de resolução e 9,437,184 pixels. Atualmente, há até produtos com resolução superior, chamados de 8K, mas ainda estão apenas em teste e têm previsão de chegarem ao mercado no ano de 2020.
ZenBook UX305 x Concorrentes
A grande inovação do novo ZenBook não é usar o 3K em si, tendo em vista que esta resolução já é uma característica presente em aparelhos de 2013. Modelos das linhas Envy e Pavillion da HP, liderados pelo Envy 14 Touchsmart Ultrabook, além do Ativ Q de 13,3 polegadas da Samsung, foram os primeiros a serem lançados com esta resolução.
O seu diferencial é tê-la com um corpo tão fino. Ele mede só 12,3 mm de espessura. O Ativ Q, do mesmo tamanho, 13,3 polegadas, é mais robusto, com a espessura de 13,9 mm. O Envy 14, que é maior, é ainda mais grosso, com 22 mm, quase 10 a mais do que o do UX305.
Além disso, sabe-se apenas que o aparelho terá um processador Core M da Intel e pode contar com diversas versões com tipos de armazenamento diferentes. No entanto, seus preços, especificações técnicas, ou mesmo suas datas de lançamento ainda não foram divulgados oficialmente.
Fonte: TechTudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.