sexta-feira, 5 de setembro de 2014

"Hashi inteligente" mostra se comida está estragada

O famoso Hashi, que são os "pauzinhos" usados por muitas culturas orientais para comer, ganhou uma nova função na era da tecnologia. Agora, ele serve para identificar se os alimentos que os usuários consumirão são ou não de boa qualidade. 

A invenção é do Baidu, empresa considerada o "Google chinês". O smart chopsticks (hashi inteligente) é chamado de Baidu Kuaisou e tem este nome porque na China o Kuaisou é usado para se referir aos palitos. 

O objetivo do hashi inteligente, além de mostrar quais são os tipos de nutrientes que os alimentos contêm, é também identificar a origem do óleo e da água usados em suas produções. Assim, os consumidores chineses terão mais segurança e confiança na hora de comer, afirma Robin Li, CEO do Baidu. 

A empresa apresentou um vídeo no qual os Kuaisou aparecem submergidos em óleo. No caso, baseando-se em informações como nível de pH, temperatura e calorias, o acessório mostrou como o alerta pode ser positivo ou negativo. 

Segundo o Baidu, a ferramenta poderá evitar casos de comida estragada, como se tem visto acontecer nos últimos anos na China. Aliás, o caso mais recente, aconteceu neste mês, quando um chef de um hotel em Hangzhou colocou tinta em alimentos para deixá-los mais atrativos para os turistas, segundo noticiou o The Wall Street Journal. 

O hashi, que funciona com um app próprio para smartphone, ainda não tem previsão de lançamento, nem preço.
Fonte: Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.