quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como redigir uma carta de motivação



Como redigir uma carta de motivação

Você está procurando um emprego, um estágio ou quer dar continuidade aos seus estudos e, para se candidatar, precisa redigir uma carta de motivação? 
Veja aqui alguns exemplos que podem te ajudar nesta empreitada !!! 

Uma carta de motivação tem por objetivo principal incitar e chamar a atenção do recrutador ao examinar a candidatura. Você deve expor seus pontos fortes para convencê-lo. 

Escrever uma carta de motivação é uma etapa importante na apresentação de uma candidatura. Neste momento crucial é você quem deve exprimir seus anseios e será julgado tanto pela forma, quanto pelo conteúdo de sua carta. 

Todas as formas impessoais,verbos no condicional ou na forma passiva devem ser banidos!!! 
Ela deve ser manuscrita, clara, redigida num estilo simples, nem muito curta, nem muito longa. 

Começar diretamente a redação de uma carta de motivação é um exercício bem dificil. Fazer um plano da carta, organizar suas ideias e capacidades pode ajudar a expor suas qualidades de uma maneira mais valorizadora e eficaz. 

Plano da carta:

A carta pode ser organizada em várias partes, veja um exemplo: 
1Apresentação: Trata-se de suscitar o interesse do leitor relacionando a sua situação atual e a formação almejada, assim como sua bagagem: escolaridade, o que você conhece sobre a formação solicitada, etc... 

2- Exposição: Trata-se de se apresentar ao leitor relacionando a sua situação atual e a formação almejada, fazendo um resumo dos seus conhecimentos, know-how através de sua escolaridade, experiências, estágios, lazeres, etc... 

3- Objetivo: Trata-se de informar o leitor de suas expectativas relacionando suas intenções profissionais e a formação escolhida, exprimir que perfil você espera obter com esta formação para formações futuras. 

Resumindo, esta carta deve ser: compreensívelpessoalinteressantevalorizadora e focada

Dicas de redação

Faça um rascunho com a lista de suas competências, qualidades, conhecimentos e experiências, de modo a organizá-losselecioná-los e, sobretudo, não esquecê-los !!!
  • Escolaridade: vestibular, idiomas, estudos, estágios, etc...
  • Formações extra-escolares: animações com crianças, carteira de motorista, primeiros socorros, participação em ONGs, atividade esportivas, dons artísticos ou musicais, estágios, lazeres, etc...
  • Experiências profissionais: estágios, formação profissionalizante, ajuda em empresa familiar, empregos, trabalhos, etc ...
  • Futuro almejado: formação prevista para depois, empresas ou estabelecimentos relacionados à formação solicitada...
  • Quadro do futuro emprego: na natureza/ no escritório, em equipe/ individual, no setor social, médico,industrial ..., viagem ao estrangeiro, ..., "grau" de responsabilidade do cargo almejado, ... assim como o ambiente de trabalho e as qualidades podem te ajudar.



Agora,é só redigir a carta definitiva,fazendo o resumo deste primeiro trabalho.Você deverá selecionar os elementos relacionados com a formação desejada e tentar estabelecer um "fio condutor" para a compreensão de sua carta, a fim de mostrar a coerência( se possível) de sua demanda quanto ao projeto profissional. 

BOA SORTE 

Foto: e-konomista.pt
Fonte: Kioskea.net
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.