quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como divulgar o seu aplicativo móvel?

Muitas vezes complementar a um website, o aplicativo móvel pode ser um trunfo importante para a empresa em relação aos seus clientes. Ele pode servir como suporte para a apresentação de produtos e serviços, assim como para manter um relacionamento contínuo com clientes. 

O sucesso de um aplicativo também pode ser medido pela sua visibilidade, o que influencia diretamente no número de downloads. Como divulgar o seu aplicativo móvel e garantir que ele será utilizado pelos usuários móveis? 



As questões de um aplicativo móvel para a empresa

A navegação na Internet é cada vez mais praticada a partir de um dispositivo móvel, smartphone ou tablet. Final de 2013, um estudo demostrou que uma grande parte dos usuários acessam a seus conteúdos web a partir de um celular. E esse número não para de aumentar. 
Para uma empresa, a escolha de um aplicativo móvel enriquece a experiência de multimídia do usuário. É também um apoio para as ações de publicidade ou comunicação. 

Alguns exemplos de conteúdos que podem ser propostos em um aplicativo móvel:
  • Ofertas promocionais de produtos ou serviços,
  • Serviços adicionais oferecidos ao cliente (pedidos, acompanhamento de entrega, agendamento, etc.)
  • Melhor visibilidade dos produtos para os clientes potenciais,
  • Apresentação das atividades da empresa,
  • Conteúdos divertidos ...

As questões importantes para a empresa são múltiplas e se expressam, principalmente, em termos devisibilidade, comunicação e serviço adicional
Para justificar o uso frequente do aplicativo pelo usuário móvel, recomendamos a atualização regular do conteúdo. 

A publicação de um aplicativo móvel deve ser pensada juntamente com outros conteúdos web para empresa (por exemplo, o respeito aos gráficos, links entre o site "corporativo" e o aplicativo, download acessível no site da empresa, etc). 

Por que devemos promover o nosso aplicativo móvel?

Vários aspectos podem ser o sucesso do aplicativo móvel: interatividade, conteúdo relevante, etc. No entanto, para que os usuários tenham acesso ao aplicativo facilmente, ou que ele seja sugerido regularmente, é preciso divulgá-lo. 
É a divulgação do aplicativo que permitirá a sua valorização em comparação com outros aplicativos existentes. Em 2013, o número médio de aplicativos móveis propostos nas lojas era de 978 por dia no iTunes (iOS), 1.107 no Google Play (Android) e 286 na Loja do Windows (Microsoft). 
Os valores publicados pela StarDust

Nota: o desenvolvimento de um aplicativo pesa no orçamento da empresa. Para que o retorno sobre o investimento seja significativo, a divulgação do aplicativo deve fazer parte do projeto global. 

Como promover seu aplicativo móvel?

Escolher uma plataforma adaptada

O aplicativo pode ser desenvolvido para vários sistemas operacionais: iOS para iPhone e iPad, Android para smartphones e tablets rodando no Android ou Windows OS (Microsoft) e Blackberry. 
A escolha da plataforma mais adequada deve responder a diversas perguntas: Para quem o aplicativo se destina? Qual é o smartphone para o público-alvo? Como conhecer a parte de cada sistema operacional? 

Os estudos mais recentes podem ajudar a escolher o melhor sistema operacional para suportar o aplicativo. Um estudo da IDC (agosto de 2014) mostra como os OS rodando no Android e no iOS são os mais populares. 

Também é possível adaptar a escolha do sistema operacional aos hábitos dos internautas que visitam o site da empresa com frequência como, por exemplo, no caso de um aplicativo ligado a um site de e-commerce. 

Para isso, utilize a função Público > Celular > dispositivos usando a ferramenta de análise de tráfego web do Google Analytics. 

Publicar atualizações regularmente

A publicação de atualizações regulares favorece o SEO do aplicativo na loja on-line onde ele é proposto. As atualizações também permitem propor um conteúdo cada vez mais relevante para o usuário móvel. Elas podem servir como um lembrete, se o aplicativo for pouco utilizado pelo usuário. 

Incentivar os usuários a postar uma opinião ou um comentário

As opiniões dos usuários podem ser um fator decisivo para motivar os usuários móveis a baixarem um aplicativo. No caso das lojas de aplicativos on-line, os aplicativos classificados nos primeiros lugares também pode ser vistos. O impacto das opiniõespode ser significativo. 

É possível integrar no aplicativo uma funcionalidade sugerindo que os usuários notem o aplicativo regularmente. 
Se o aplicativo estiver ligado a um programa de fidelidade, o usuário móvel também pode ser recompensado ao fazê-lo. 
No caso da opinião do internauta ser negativa, levar em conta as observações e assinalar que o problema foi resolvido. 

Saiba mais sobre a obtenção de depoimentos de clientes na web 

Divulgar o aplicativo para seu clientes efetivos e potenciais

Vários suportes podem ser usados para divulgar o aplicativo móvel para clientes efetivos e potenciais:
  • Inserção de um banner ou link em destaque no site da empresa,
  • Uma janela tipo "pop-up" que proponha o download do aplicativo quando os usuários visitarem o site móvel,
  • Comunicação no site corporativo da empresa, bem como nas redes sociais,
  • Posts patrocinados nas mídias sociais adaptando as campanhas para os usuários móveis,
  • Envio de um e-mail (newsletter) para clientes efetivos e potenciais para assinalar o lançamento do aplicativo.

Nota: a promoção do aplicativo também pode ser feita antes do lançamento on-line do aplicativo. 

Imagem © anyaberkut - Fotolia.com 
Tradução feita por Lucia Maurity y Nouira
Fonte: Kioskea.
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