domingo, 7 de setembro de 2014

Celular novo? Veja quais cuidados tomar antes de vender seu Android

O mercado de smartphones Android se renova todos os meses e os usuários estão cada vez mais interessados nas novidades tecnológicas. Isso acaba causando a troca frequente de aparelhos por parte dos consumidores, e consequentemente muitos smarts são vendidos ou repassados para familiares e amigos. Na hora de vender o celular antigo, porém, é essencial tomar algumas providências para que seus dados não sejam acessados por pessoas não autorizadas. Confira a seguir algumas dicas para se prevenir.
Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Celular novo? Veja quais cuidados tomar antes de vender seu Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Backup
Antes de mais nada, é recomendado fazer backup de seus dados tanto para mantê-los a salvo quanto para transferir para o aparelho recém-adquirido. Assim, será possível apagar tudo do smartphone, para não deixar vestígios dos seus dados. Há inúmeras maneiras de guardar na nuvem os arquivos, desde os mais básicos aos mais avançados, por isso vale verificar qual atende melhor suas necessidades.
Computador nuvem (Foto: Pond5)É possível salvar suas fotos e vídeos diretamente na nuvem (Foto: Pond5)
Por padrão, os contatos ficam armazenados na conta do Google, cadastrada no Android, e os aplicativos podem ser baixados novamente bastando fazer login via Play Store (inclusive apps pagos),inclusive manualmente.
Dessa maneira, sobram vídeos, fotos e áudio, entre outros arquivos que podem ser movidos para um computador usando cabo USB, ou por meio de apps de armazenamento na nuvem. Há alternativa até para salvar o andamento dos jogos no PC ou transferir suas mensagens do WhatsApp.
Dropbox e Google Drive são alguns dos mais populares para fotos e vídeos, mas há inúmeros outros aplicativos que dão conta facilmente de todo o trabalho, sendo o destaque o Titanium Backup. Para quem não quiser depender da web para baixar de volta os apps no telefone, algumas soluções de backup também gravam os instaladores.
Criptografia dos dados
Ao decidir vender o smartphone Android antigo, é recomendado não realizar a redefinição de fábrica antes de criptografar os dados do aparelho. Esse procedimento evita que dados gravados profundamente na memória possam ser recuperados usando softwares especializados.
Passo 1. Para fazer a encriptação, vá até o menu "Configurar" do seu Android, clique em “Segurança” e toque em “Criptografar telefone”;
Acesse o menu de criptografia do aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu de criptografia do aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Na tela seguinte, conecte o celular na tomada e confirme sua escolha.
Conecte a uma fonte de energia e criptografe os dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte a uma fonte de energia e criptografe os dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
O procedimento demora mais de uma hora, requer que o aparelho esteja ligado na tomada e não pode ser interrompido, sob a pena de perda completa ou parcial dos dados. O usuário define uma senha de desbloqueio dos dados, que deve ser digitada sempre que o smart for ligado – só realize o processo caso tenha certeza da venda, pois é ele é irreversível.
Redefinição de fábrica
Depois dos dois passos anteriores é recomendado que o usuário faça a redefinição de fábrica no aparelho Android. Esse processo apaga todos os dados do aparelho, inclusive fotos e arquivos.
Passo 1. Vá até “Fazer backup e redefinir” e selecione a opção “Configuração original”;
Faça um reset completo no aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça um reset completo no aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Leia atentamente e toque em “Redefinir telefone”. Após esse passo, tudo será perdido no telefone e o sistema voltará à versão original.
Reset apaga todos os dados armazenados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Reset apaga todos os dados armazenados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Tomando essas providências, você evita acesso indevido aos seus dados, já que caso ainda tenham alguns resquícios de seus arquivos após a redefinição, a criptografia realizada irá exigir um PIN único pré-configurado para abri-los.
É altamente recomendado que o usuário não abra mão de um aparelho antigo sem criptografar os dados e fazer um reset completo. Afinal, lembre-se que o telefone pode ser perdido ou revendido pelo comprador e parar nas mãos de pessoas mal-intencionadas sem o seu conhecimento.
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.