quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Captura de tela - Print Screen

Como efetuar uma captura na tela?

As vezes é útil poder capturar aquilo que vemos na tela, mas nem sempre é preciso instalar um software de captura de tela. É possível capturar a tela inteira ou, se for o caso, apenas uma parte, para depois, salvar o resultado em um arquivo imagem. 


A tela inteira

No PC

Para capturar toda a tela, basta pressionar a tecla Print ou Scrn ou ainda Print Screen Syst (situada ao lado da tecla F12). Em seguida, para inserí-la em um documento, pressione as teclas Ctrl+V ou clique, com o botão direito do mouse, em Colar

Para ver como fazer uma captura de tela e colocá-la on-line, leia esta dica: Mostrar uma cópia de tela

No Mac

Com os atalhos de teclado: 
Sem esquecer que os números 3 e 4 são teclas da linha superior do teclado e não do teclado numérico.
  • Captura da tela inteira: pressão simultânea das 3 teclas: cmd+Shift+3
  • Captura de uma parte da tela: pressão simultânea das 3 teclas: cmd+Shift+4, em seguida, com o aparecimento do cursor, selecionar a zona desejada... e soltar o clique.
  • Captura de uma janela de sua escolha: pressionar simultaneamente estas três teclas: cmd+Shift+4, pressionar a barra de espaço e colocar o cursor em forma de câmera na janela desejada e clicar.

Observação: Para interromper o processo, basta pressionar a tecla ESC 

Com prévisualização: 
Também é possível fazer cópias de tela com a última versão do software Prévisualização que vem em todos os Macs. Na prévisualização, basta ir no menu:
  • Arquivo/ Efetuar um cópia de tela

Aqui também, você poderá escolher entre fazer uma captura de tela completa, de uma seleção de tela ou de uma janela específica. 

Com Captura: 
Outra possibilidade é a de usar o software Capture que fica aqui: 
Applications / Utilitaires / Capture


O ponto interessante do Capture é que ele faz a cópia a tela atrasada. 
O Capture produz imagens no formato .tiff, mais pesado que o PNG ou JPEG mas, às vezes, útil para manter a qualidade após retoques ou alterações. Depois disso, é possível exportá-lo para o formato de sua escolha, com a Prévisualização. 

Basta arrastar e soltar este software no Dock (lado esquerdo) para tê-lo sempre à mão. 
(O lado direito do Dock é reservado para pastas e arquivos, enquanto que o esquerdo é previsto para os Aplicativos). 

Dica: com o freeware Onyx é possível escolher o formato de arquivo capturado (tiff, jpeg, pdf etc). O Onyx pode ser baixado aqui 

Depois de executar o Onyx, no botão Configurações você decide o tipo de arquivo: jpeg, pdf etc , assim como o local (bem útil) onde os arquivos são colocados, na caixa Caminho:/ ". 

Android

Fazer uma captura de tela no Android depende da versão utilizada:
  • no Android 4.0, 4.1 et 4.2, pressionar simultaneamente os botões ON/OFF e Volume baixo até que a imagem seja salva na galeria
  • no Android 2.2 (froyo), pressionar simultaneamente os botões Voltar e ON/OFF.
  • no Android 2.3 (gingerbread), pressionar simultaneamente os botões Home e ON/OFF.
  • no Android 3 (honeycomb), é preciso "rootar" o dispositivo.

Em todos os casos, também é possível instalar um outro aplicativo (geralmente pago) para realizar capturas de tela. Por exemplo, "No Root Screenshot It" ou "Screenshot UX". 

iPhone

No iPhone basta pressionar, simultaneamente, o botão ON/OFF e o botão principal para fazer uma captura:Fazer uma captura de tela no iPhone 

Uma parte da tela

No PC (parcial)

Para capturar apenas uma parte da tela, basta clicar na parte desejada. Obviamente, se não houver nenhuma janela aberta na tela principal, isto não funcionará. Assim sendo, é preciso clicar no interior de uma janela aberta. Pressionar a tecla (Alt/PrintScreen). Para inserí-la no documento, basta pressionar as teclas (Ctrl/V) ou clicar, com o botão direito do mouse, em Colar

Depois de feita a captura da tela, é possível salvá-la de acordo com o documento escolhido, no formato que melhor convir: JPEGGIFPNGBMPRTF, etc. 

No Mac (parcial)

Para capturar somente uma parte da tela, basta clicar, simultaneamente, nas teclas Cmd Shift 4 e selecionar a zona desejada, ou utilizar o software Capture para capturar uma Seleção a partir da barra de menus. 
Observação: Se você pressionar, simultaneamente, as teclas Cmd Shift 4 e, em seguida, pressionar abarra de espaço, você poderá selecionar uma janela para capturar, com o cursor em forma de câmera. Para inserir a captura em um documento, basta arrastá-la para o mesmo. 

No Linux (parcial)

Em certos sistemas Linux, é preciso utilizar uma ferramenta como a XV (geralmente entregue com todas as distribuições) para poder fazer uma cópia de tela ou de uma janela em particular. 
Por exemplo, com a XV (v3.10a), para fazer uma cópia da tela completa é preciso:
  • Clicar no botão grab.
  • Escolher Ocultar a janela xv (hide XV windows) e clicar em OK.
  • Clicar com o botão esquerdo do mouse em uma parte da tela, fora da janela.


Observação: Certos sistemas operacionais não funcionam com a tecla PrintScreen, neste caso, será preciso utilizar um software que suporte esta função, esperando uma possível versão compatível: por exemplo, o 
The Gimp , tem até uma contagem regressiva, veja no site oficial 

Veja também, esta dica X-Windows: Captura de tela e 
Multimidia - Fazer uma captura de vídeo de tela 

Uma página com rolagem

Às vezes, pode ser útil fazer a captura de uma página que não entre completamente na tela, como uma página web, um documento Word ou um documento PDF

Se você quiser somente capturar uma página web, existem extensões gratuitas no Firefox, para capturar uma página web inteira, em um clique.


O freeware FastStone Screen Capture é um software de captura de tela leve, capaz de capturar um documento com rolagem (scroll) em qualquer aplicativo. 

Para capturar, por exemplo, uma página web inteira no IE, Firefox, Opera, em um documento Word, ou até o conteúdo de uma lista de menu suspenso em um software. 
Fonte: Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.