Com apoio do BNDES Funtec, CPqD projeta o sistema de armazenamento de energia (a bateria) para o carro esportivo que terá quatro motores
Um carro esportivo totalmente elétrico, equipado com tecnologias e sistemas inovadores, capazes de proporcionar ao motorista alto desempenho com segurança. E brasileiro. Esse é o objetivo da empresa Electric Dreams, de São José dos Campos, para o qual o CPqD está desenvolvendo um elemento essencial: o sistema de armazenamento de energia (bateria).
“Esse sistema é o coração e, também, um dos principais desafios técnicos do carro elétrico”, afirma Fábio Guillaumon, presidente e diretor de Tecnologia da Electric Dreams, empresa que recentemente teve seu projeto aprovado pelo BNDES Fundo Tecnológico (BNDES Funtec).
Com quatro motores controlados individualmente - um para cada roda -, o veículo sairá da inércia atingindo a velocidade de 100 km/hora em menos de três segundos, com controle absoluto, segundo a empresa desenvolvedora do projeto. Por ser um elétrico puro, o carro esportivo da Electric Dreams utilizará energia proveniente exclusivamente do sistema de baterias.
“Estamos desenvolvendo uma bateria híbrida, combinando tecnologias avançadas de lítio e ultracapacitores, que utiliza eletrônica de balanceamento e equalização ativos dos elementos para prover a energia e potência necessárias para os sistemas de acionamento dos motores”, adianta Raul Beck, engenheiro responsável da área de Sistemas de Energia do CPqD.
O veículo terá ainda uma série de sensores, que fornecerão informações ao sistema de controle desenvolvido pela Electric Dreams - permitindo, assim, a correção ativa da trajetória do veículo -, e vai incorporar um sistema de recuperação de energia na frenagem e conceitos avançados de aerodinâmica no assoalho, entre outros recursos. O novo carro está previsto para chegar ao mercado em 2016.
Fonte: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2014/08/27/brasileira-electric-dreams-e-cpqd-desenvolvem-carro-eletrico-para-2016
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.