sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Baidu mostra ‘pauzinhos’ inteligentes que dizem se a comida está estragada

Baidu resolveu inovar e criou um hashi inteligente. A empresa, considerada o "Google chinês", apresentou seus "smart chopsticks", chamados de Baidu Kuaisou, que são capazes de identificar se o alimento que os usuários irão pegar com eles é de boa qualidade. Hashi é como são chamados os "pauzinhos" usados por muitas culturas orientais para comer.
Hashis inteligentes verificam a condição do óleo e da água nos alimentos (Foto: Orin Zebest/Creative Commons)Hashis inteligentes verificam a condição do óleo e da água nos alimentos (Foto: Orin Zebest/Creative Commons)

A invenção tem este nome porque “Kuaisou” é o termo usado para se referir aos “pauzinhos” na China. De acordo com Robin Li, CEO do Baidu, a ideia é fazer com que os consumidores chineses possam identificar a origem do óleo e da água usados na produção dos alimentos, além de saber quais são os tipos de nutrientes que elas contêm.
Em um vídeo promocional, a empresa mostrou como o acessório funciona com um app próprio para smartphone. Em um dos testes, os “Kuaisou” foram submergidos em óleo e mostraram como o alerta poderia ser positivo ou negativo, baseando-se em informações como quão fresco está o óleo, seu nível de pH, temperatura e calorias.
Nos últimos anos, a China teve polêmicas envolvendo casos de comida estragada, como leites com conteúdo tóxico e carne de porco que brilhava no escuro, por exemplo. Neste mês, por exemplo, um chef de um hotel em Hangzhou foi identificado colocando tinta em alimentos para deixá-los mais atrativos para os turistas, segundo o WSJ.
Baidu apresentou novo produto inteligente (Foto: Reprodução/Pocket Lint) (Foto: Baidu apresentou novo produto inteligente (Foto: Reprodução/Pocket Lint))Baidu apresentou novo produto inteligente (Foto: Reprodução/Baidu)
De acordo com o Baidu, essa é uma ferramenta que poderá evitar esse tipo de situação, que é bem comum no país. Apesar de inovador, o projeto lembra um pouco a iniciativa da LG de criar um scanner de alimentos, utilizando um microondas para identificar os dados de comidas que forem aquecidas nele.
Até o momento, ainda não há qualquer previsão de lançamento, ou preço dos “pauzinhos” inteligentes do Baidu. A própria empresa confirmou que ele ainda não está disponível para produção em massa por enquanto.
O Baidu Kuaisou não é a única novidade apresentada pelo "Google chinês" nesta semana. Na última quarta-feira (3), a companhia exibiu sua versão do Google Glass, o chamado Baidu Eye. O aparelho, diferente da versão norte-americana, não tem tela, permitindo acoplar um smartphone ou tablet para cumprir a função de display. O óculos, assim como os "pauzinhos" ainda são um protótipo, sem previsão de lançamento.
Via Pocket Lint e WSJ
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.