Mais de 1.500 aplicativos de Windows e Windows Phone foram removidos da Windows Store. A medida foi tomada após o problema ocorrido com o player de vídeo VLC, que possuía mais de 200 clones maliciosos. Para acabar com o transtorno, a Microsoft fez mudanças nos requerimentos de certificação de aplicativos em sua loja virtual.

Em publicação no blog oficial do Windows, a companhia diz ter levado o feedback dos usuários a sério e modificou os requerimentos para publicação de novos apps. De acordo com as novas regras, os programas devem ter nomes que indiquem com clareza a funcionalidade, possuir um ícone que os diferenciem de outros aplicativos e ser arquivado em categorias que correspondam a seu uso.
A revisão da loja ainda está acontecendo, mas já mostra resultados. A pesquisa pelo VLC, por exemplo, que antes mostrava 209 itens, agora mostra 112 e o programa original é o primeiro da lista. Além disso, não existe mais nenhum clone malicioso capaz de confundir o usuário.

Todas as lojas de aplicativos precisam balancear a qualidade e o número de alternativas de apps disponíveis, aponta a Microsoft. “Isto abre brechas para que pessoas tentem enganar o sistema com títulos ou descrições incorretas. Nós tentamos criar e aplicar políticas fortes e transparentes na loja, mas entendemos quando os usuários reclamaram que era difícil encontrar os aplicativos que estavam procurando”, informou a empresa.
As novas políticas já estão sendo aplicadas a todos os novos aplicativos enviados às lojas do Windows e do Windows Phone. Ao mesmo tempo, a Microsoft está revendo os itens já disponíveis em busca de apps que não estão de acordo com as novas regras.
A empresa aponta que encontrou muitas violações nas quais os desenvolvedores não planejavam enganar os usuários. Alguns fabricantes concordaram em fazer as alterações necessárias e as remoções só ocorreram com aqueles que não foram receptivos.
“A maioria dos desenvolvedores de apps que violaram nossas políticas tinham boas intenções e concordaram em fazer as mudanças necessárias quando foram notificados. Outros foram menos receptivos, fazendo com que nós removêssemos mais de 1500 apps até agora”, diz a nota da Microsoft.
A empresa também avisou que vai ressarcir quaisquer gastos de usuários com aplicativos enganosos. Além disso, disponibiliza um e-mail (reportapp@microsoft.com) para que usuários e desenvolvedores reportem casos de apps falsos.
Via Blog do Windows e The Next Web
* Colaborou Aline Jesus
Fonte: TechTudo.
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