quarta-feira, 20 de agosto de 2014

De volta ao passado: como seria usar o primeiro iPhone em 2014?

Ter um iPhone 2G seria moderno... Em 2007. Lançado há sete anos, o primeiro iPhone foi considerado a "revolução dos celulares" na época. Mas como é usar o smartphone pioneiro da Apple nos dias de hoje? É isso que o TechTudo foi descobrir. Testamos o primeiro iPhone em pleno 2014 e você confere nossas impressões a seguir.
Primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

No dia do lançamento, Steve Jobs fez a seguinte declaração: “Hoje, a Apple vai reinventar o telefone", o que, de fato, aconteceu. O iPhone 2G possui especificações consideradas normais e até mesmo ultrapassadas atualmente. No entanto, a tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, o teclado virtual e a câmera de 2 megapixels foram consideradas “mágicas” em sua estreia. O primeiro smartphone da empresa é equipado com iOS 1.0, mas é possível atualizá-lo até 3.1.3 em sua versão final. 
Após usá-lo durante uma semana, podemos dizer que sua utilização é bem limitada para os usuários de smartphones atuais. Ou seja, com ele, você pode apenas fazer ligações, enviar SMS e acessar à Internet com a (lenta) rede 2G. 
Detalhe do conector e da saída de áudio do primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Detalhe do conector e da saída de áudio do primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Não é sequer possível baixar novos aplicativos na App Store. Isso mesmo: o iOS 3.1.3 não suporta os apps disponíveis na loja. Portanto, viver sem WhatsAppInstagram e Snapchat é uma realidade para os donos do aparelho. Aplicativo do Facebook? Nem pensar. Para entrar na rede social, é necessário usar oSafari e ainda esperar para que a conexão 2G dê conta do recado. Isso porque o dispositivo não suporta rede 3G e nem 4G, apenas EDGE. 
Em relação à câmera há outro problema: o sensor tem resolução de apenas 2 megapixels e, por isso, as imagens ficam com pouca nitidez. Tirar foto à noite é ainda mais complicado porque o celular não tem flash. Além disso, se você quiser uma selfie vai ter que se contentar com a câmera traseira, pois a primeira geração do iPhone não possui lente frontal. 
Traseira do primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Traseira do primeiro iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Para quem está acostumado com dispositivos atualizados, a lentidão dele também pode irritar. Com o CPU ARM 11 de 412 MHz, o primeiro iPhone leva, em média, dois segundos para abrir o aplicativo nativo de câmera da Apple. Parece rápido, mas não é. O iPhone 5S, por exemplo, leva menos de um segundo para abrir o mesmo app da câmera.
Primeiro iPhone e iPhone 5S lado a lado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Primeiro iPhone e iPhone 5S lado a lado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Ao longo de sete anos, seis iPhones já foram lançados depois do 2G.  Apesar de muitas mudanças de visual e hardware, algumas características do aparelho se mantiveram. Como, por exemplo, os botões físicos: home, liga/desliga, laterais de controle de volume e outro para colocá-lo no silencioso.
Mexer no primeiro iPhone em pleno 2014 dá a sensação de estar usando um smartphone muito, muito ruim. A experiência é uma ótima forma de se dar conta do quanto a tecnologia evoluiu e o quão rápido isso aconteceu. Em apenas sete anos, o salto de poder e funções dos smartphones foi enorme - e nada melhor do que um primeiro iPhone para nos lembrar disso.
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.