terça-feira, 29 de julho de 2014

Veja a tecnologia que, enfim, levará a Estátua da Liberdade ao Street View

Google vai disponibilizar em breve imagens em 360º da Estátua da Liberdade no Street View, ferramenta do Google Maps que permite conhecer "de perto" diversas ruas e pontos turísticos. Para registrar a Estátua e seu entorno – como a Ilha Ellis, no delta do io Hudson – foi usado o Google Trekker, equipado com 15 câmeras que registram as imagens em 3D a cada dois segundos e meio.
Conheça a tecnologia que disponibilizará as fotos da Estátua da Liberdade no Street View (Foto: Reprodução/The New York Times)Conheça a tecnologia que mostrará as fotos da Estátua da Liberdade no Street View (Foto: Reprodução/The New York Times)

Carregado por uma mochila nas costas de um funcionário e controlado por um dispositivo Android, o Google Trakker pesa 18 quilos e possui quatro metros de altura. Suas câmeras capturam imagens dos locais que só são acessíveis a pé – o Grand Canyon, o Monte Fuji e a Torre Eiffel foram os primeiros pontos registrados pelo equipamento. Sua estrutura representa uma evolução de portabilidade se comparada com os Trolleys, os Trikes e os snowmobiles, que são os carros, os triciclos e os trenós.
Para registrar as imagens panorâmicas, o Trekker também possui um dispositivo de GPS e um sistema de laser usado para medir a distância entre objetos. Mas, para fotografar a Estátua da Liberdade foi preciso mais do que toda esta tecnologia. Obter a permissão do Serviço Nacional de Parques foi uma tarefa complicada.
Equipamento para registrar as imagens em 360 graus da Estátua da Liberdade (Foto: Reprodução/The New York Times)Equipamento para registrar as imagens em 360 graus da Estátua da Liberdade (Foto: Reprodução/The New York Times)


Puro detalhe
Para realizar o trabalho, um funcionário contratado e um técnico do Google pegaram uma balsa de Nova York para a ilha às 7h30 da manhã. 
Alberto Elias, encarregado de caminhar com o Trekker, começou percorrendo o perímetro da Ilha da Liberdade, repetindo o caminho várias vezes para se certificar de que as redondezas estavam sendo registradas de todos os ângulos.
Funcionário caminha ao entorno da Estátua da Liberdade para registrar o local para o Street View (Foto: Reprodução/The New York Times)Homem no entorno da Estátua da Liberdade registra o local para o Street View (Foto: Reprodução/The New York Times)
Pela primeira vez
“Pela primeira vez, a Ilha da Liberdade estará disponível para as pessoas explorarem por meio do Street View no Google Maps”, disse o técnico Daniel Sieberg que acompanhava o trabalho. 
“Então não importa se você é um turista, um nova-iorquino, ou apenas alguém querendo vê-la, nos próximos meses qualquer um será capaz de fazer um tour pela ilha a apreciar a história da Estátua e a beleza das imagens em 360 graus”, completa.
Via The New York Times, Tech Tudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.