O Baidu revelou que também está investindo no mercado de carros inteligentes, ou seja, que não necessitam da menor intervenção possível dos motoristas para chegarem a um destino. O "Googlechinês" planeja lançar a invenção em 2015, mas o projeto difere em alguns aspectos do modelo apresentado pela gigante de buscas norte-americana em maio deste ano.

A Informação foi dada por Kai Yu, diretor do Institute of Deep Learning da companhia, ao site The Next Web. De acordo com o executivo, os primeiros protótipos devem ser desenvolvidos em 2015. A proposta do Baidu é “filosoficamente” diferente daquela apresentada recentemente pelo Google: a ideia é desenvolver um veículo que seja inteligente diante do trânsito, com um assistente que colete dados locais.
Esse automóvel ajudaria o motorista e assumiria o controle em alguns momentos, mas não seria 100% automático. Para a companhia chinesa, o carro não deve substituir o piloto, diferente do projeto da Gigante de buscas, que não apresenta volante, pedais ou freio e retiraria o motorista da resposabilidade de dirigir.

"Este é realmente um assistente inteligente, coletando dados de situações de estrada e, em seguida, operando localmente. Nós não chamamos isso de carro sem motorista", disse Yu. Segundo o ele, a companhia acredita que um automóvel deva ajudar as pessoas, não substituí-las. "Nós chamamos isso de um carro grande autonomia ", concluiu.
O público-alvo dos carros autômatos do Baidu seriam os moradores de cidades com grandes populações, como Pequim e Xangai. Esse tipo de automóvel é ideal para evitar colisões e para aumentar a segurança humana em grandes metrópoles urbanas.
O Baidu, considerado o "Google chinês", tem o segundo maior motor de busca do mundo e oferece uma série de serviços similares à gigante norte-americana, como mapas, hospedagem na nuvem, pesquisa de imagens e vídeos e muito mais. Isso sem falar no navegador, que conta com uma interface bastante semelhante à do Chrome.
Via TNW, Tech Tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.