
As questões de uma presença controlada no Google
Google My Business substitui o Google+ Local
Com a ferramenta My Business, o Google quer facilitar o acesso a serviços de geolocalização para pequenas e médias empresas, para que elas fiquem mais visíveis no motor de busca. Esta vitrine também afeta o relacionamento com os clientes: o Google leva em conta as opiniões dos clientes e a necessidade de responder aos mesmos.- Visibilidade nos resultados de busca
- Localização facilitada no Google Maps
- Comunicação facilitada com os clientes.
Google My Business substitui o Google+ Local, lançado pelo Google em 2012.
Este serviço, por sua vez, substituiu o Local Business Center (2005) e o Google Places (2010).
Google My Business é acessível em uma interface web, assim como em uma versão móvel rodando no Android. Um aplicativo rodando no iOS já foi anunciado.
Geolocalização, comentários dos clientes e vitrine
Em uma única interface de gerenciamento em modo SaaS (Software como Serviço), o Google My Business reúne várias ferramentas diretamente ligadas à empresa no Google:- Página do Google+,
- Google Adresses,
- Google Maps,
- Google Adwords,
- Google Analytics,
- Youtube...
O acesso a estes serviços em uma única interface se abre para várias funcionalidades. Elas não são novas, pois cada uma é propostas no serviço de origem. Mas o Google My Business permite, em um mesmo painel de contrôle:
- Manter atualizadas as informações sobre a empresa na página do Google+ e no Google Maps,
- Compartilhar as notícias da empresa com os clientes e os círculos profissionais no Google+,
- Responder aos comentários sdos clientes na página do Google+,
- Acessar a ferramentas estatísticas simples (Google+ Insight)
- Iniciar campanhas do AdWords a partir de uma tabela simplificada.
Utlizar o Google My Business
Acessar o Google My Business
Para acessar o My Business, é preciso abrir uma conta do Gmail. Se este endereço Gmail já foi usado para acessar o Google Places ou o painel de contrôle das páginas do Google+, a conta é automaticamente atualizada.Caso contrário, clique em "Junte-se ao Google." A ferramenta propõr um cadastro através da busca do estabelecimento.
Se o estabelecimento já existe, é possível solicitar direitos de administração.
Se a empresa ainda não estiver referenciada, o Google propõe a criação do estabelecimento. Entre as informações mais precisas possíveis para otimizar a geolocalização.
Nota: os detalhes da empresa podem ser alterados mais tarde, depois que a conta estiver validada.
Saiba mais sobre o processo de confirmação do Google.
Usar o painel de controle
Todos os serviços estão disponíveis no menu suspenso do My Business, no canto superior esquerdo da página:- Página do Google+ ligada à conta do Gmail,
- Feed de notícias dos contatos adicionados aos círculos da página,
- Contatos e círculos ligados à página do Google+,
- Comunidades, eventos, hangouts e fotos.
- Mudar de página no menu suspenso My Business > páginas.
Os aplicativos profissionais (estatísticas do Google+ Insight, Youtube, página do Google+ página, Google Places, My Business) são acessíveis a partir do botão "Aplicativos", no canto superior direito do painel.
Novas páginas podem ser criadas a partir da guia Início > Páginas.
Para adicionar uma página do painel existente, ela deve estar ligada à conta do Gmail em primeiro lugar: utilizar Gerenciar a página > Configurações > Administradores > Adicionar administradores.
Exemplos do Google My Business
Atualizar o Google Places
Para otimizar a localização nos resultados da pesquisa, o endereço deve ser atualizado. Isto é especialmente recomendável para um negócio que lida com o público.Para alterar os endereços a partir da interface:
Acesse o endereço em "Seus endereços" > clique no endereço e, em seguida, clique no campo de edição. Digite as novas informações na janela de pop-up.
Responder aos comentários
Os comentários deixados pelos clientes em uma empresa, comércio ou negócio podem ser consultados pelo My Business. Também é possível postar respostas: comunicar com os clientes é uma boa maneira de saber o que eles pensam e estar a par de suas opiniões sobre os serviços ou produtos.Algumas dicas para responder corretamente:
- Ser cortês e educado,
- Dar informações úteis, evitando argumentos de venda,
- Agradecer os clientes que dão sua opinião.
Saber mais sobre os conselhos do Google para
responder aos comentários.
Vá no Painel de contrôle > clique na página em questão > selecione Comentário no menu de navegação, à esquerda.
Os comentários podem ser lidos na caixa de entrada "Comentário". Para responder, digite o texto na caixa sob o comentário.
Tradução feita por Lucia Maurity y Nouira
via Kioskea.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.