domingo, 22 de junho de 2014

Gerenciar a presença da empresa na internet com o Google My Business

A nova ferramenta gratuita da Google, My Business toma o lugar do Google+ Local. Ela tem por objetivo o agrupamento de um conjunto de serviços para os profissionais. Quais são os interesses para uma empresa? Como usar essa gama de serviços de forma otimizada? 



As questões de uma presença controlada no Google

Google My Business substitui o Google+ Local

Com a ferramenta My Business, o Google quer facilitar o acesso a serviços de geolocalização para pequenas e médias empresas, para que elas fiquem mais visíveis no motor de busca. Esta vitrine também afeta o relacionamento com os clientes: o Google leva em conta as opiniões dos clientes e a necessidade de responder aos mesmos.
  • Visibilidade nos resultados de busca
  • Localização facilitada no Google Maps
  • Comunicação facilitada com os clientes.

Google My Business substitui o Google+ Local, lançado pelo Google em 2012. 
Este serviço, por sua vez, substituiu o Local Business Center (2005) e o Google Places (2010). 

Google My Business é acessível em uma interface web, assim como em uma versão móvel rodando no Android. Um aplicativo rodando no iOS já foi anunciado. 

Geolocalização, comentários dos clientes e vitrine

Em uma única interface de gerenciamento em modo SaaS (Software como Serviço), o Google My Business reúne várias ferramentas diretamente ligadas à empresa no Google:
  • Página do Google+,
  • Google Adresses,
  • Google Maps,
  • Google Adwords,
  • Google Analytics,
  • Youtube...

O acesso a estes serviços em uma única interface se abre para várias funcionalidades. Elas não são novas, pois cada uma é propostas no serviço de origem. Mas o Google My Business permite, em um mesmo painel de contrôle:
  • Manter atualizadas as informações sobre a empresa na página do Google+ e no Google Maps,
  • Compartilhar as notícias da empresa com os clientes e os círculos profissionais no Google+,
  • Responder aos comentários sdos clientes na página do Google+,
  • Acessar a ferramentas estatísticas simples (Google+ Insight)
  • Iniciar campanhas do AdWords a partir de uma tabela simplificada.

Utlizar o Google My Business

Acessar o Google My Business

Para acessar o My Business, é preciso abrir uma conta do Gmail. Se este endereço Gmail já foi usado para acessar o Google Places ou o painel de contrôle das páginas do Google+, a conta é automaticamente atualizada. 
Caso contrário, clique em "Junte-se ao Google." A ferramenta propõr um cadastro através da busca do estabelecimento. 

Se o estabelecimento já existe, é possível solicitar direitos de administração. 
Se a empresa ainda não estiver referenciada, o Google propõe a criação do estabelecimento. Entre as informações mais precisas possíveis para otimizar a geolocalização. 

Nota: os detalhes da empresa podem ser alterados mais tarde, depois que a conta estiver validada. 
Saiba mais sobre o processo de confirmação do Google

Usar o painel de controle

Todos os serviços estão disponíveis no menu suspenso do My Business, no canto superior esquerdo da página:
  • Página do Google+ ligada à conta do Gmail,
  • Feed de notícias dos contatos adicionados aos círculos da página,
  • Contatos e círculos ligados à página do Google+,
  • Comunidades, eventos, hangouts e fotos.
  • Mudar de página no menu suspenso My Business > páginas.

Os aplicativos profissionais (estatísticas do Google+ Insight, Youtube, página do Google+ página, Google Places, My Business) são acessíveis a partir do botão "Aplicativos", no canto superior direito do painel. 

Novas páginas podem ser criadas a partir da guia Início > Páginas. 
Para adicionar uma página do painel existente, ela deve estar ligada à conta do Gmail em primeiro lugar: utilizar Gerenciar a página > Configurações > Administradores > Adicionar administradores. 

Exemplos do Google My Business

Atualizar o Google Places

Para otimizar a localização nos resultados da pesquisa, o endereço deve ser atualizado. Isto é especialmente recomendável para um negócio que lida com o público. 
Para alterar os endereços a partir da interface: 
Acesse o endereço em "Seus endereços" > clique no endereço e, em seguida, clique no campo de edição. Digite as novas informações na janela de pop-up. 

Responder aos comentários

Os comentários deixados pelos clientes em uma empresa, comércio ou negócio podem ser consultados pelo My Business. Também é possível postar respostas: comunicar com os clientes é uma boa maneira de saber o que eles pensam e estar a par de suas opiniões sobre os serviços ou produtos. 

Algumas dicas para responder corretamente:
  • Ser cortês e educado,
  • Dar informações úteis, evitando argumentos de venda,
  • Agradecer os clientes que dão sua opinião.

Saber mais sobre os conselhos do Google para 
responder aos comentários

Vá no Painel de contrôle > clique na página em questão > selecione Comentário no menu de navegação, à esquerda. 
Os comentários podem ser lidos na caixa de entrada "Comentário". Para responder, digite o texto na caixa sob o comentário. 

Tradução feita por Lucia Maurity y Nouira
via Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.