
O Foursquare, serviço que utiliza geolocalização para indicar onde o usuário está, poderá começar a cobrar taxas das empresas para que tenham acesso as informações dos usuários em seu banco de dados.
De acordo com o Wall Street Journal, a companhia está avaliando a possibilidade de cobrar taxas pelo acesso a informações como número de check-ins realizados. Ao que aparenta, a cobrança ocorreria principalmente as empresas mais ativas na rede social.
O diretor de operações do Foursqaure, Jeffrey Glueck, disse ao jornal que apenas 1% das 63 mil empresas que utilizam o serviço serão enquadradas no novo modelo de negócios.
A mudança poderia prejudicar o relacionamento do Foursquare com desenvolvedores externos que contam com o serviço para marcar nomes e coordenadas de locais de interesse em seus próprios aplicativos. Aplicações mais populares, incluindo Pinterest, Twitter e Flickr também utilizam o serviço.
Com mais de 50 milhões de usuários, o Foursquare ainda busca a construção de um modelo de negócio sustentável em torno de publicidade local. Ainda de acordo com o jornal norte-americano, alguns investidores, que já injetaram mais de US$ 160 milhões na startup, estariam impacientes com o tímido crescimento nas receitas da companhia.
Em 2012, o Google também provocou a ira de muitos desenvolvedores quando começou a cobrar pelo uso do Google Maps em aplicativos e sites de terceiros. Glueck, no entanto, garante que a empresa planeja continuar oferecendo o serviço gratuitamente para a grande maioria dos seus usuários.
via: http://corporate.canaltech.com.br
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