segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sistema Android avisará se app apresenta comportamento malicioso

Usuário escolherá se aplicativo será confinado, para não danificar sistema.
Até agora, serviço do Google verificava programas no ato do download.

Google ampliou nesta quinta-feira (10) o serviço de verificação de aplicativos, para que a ferramenta avise os usuários de smartphones e tablets que rodem o Android sempre que os app se comportem de maneira que comprometa a segurança do aparelho.
Antes, o serviço apenas checava o aplicativo quando era baixado da loja Google Play. Com essa configuração, o serviço chegou a ser utilizado 4 bilhões de vezes em 2013.
Agora, a ronda será constante e abrangerá programas baixados fora da loja oficial. Os apps identificados como ameaças à integridade do sistema serão confinados para que não cheguem a danificar outras áreas do celular.
O serviço de escaneamento do Android fio criado pela equipe de segurança do sistema operacional em parceira com o Safe Browsing, também um serviço do Google.
Segundo o Google, a maioria das pessoas não vai sequer chegar a ser avisada, porque aplicativos perigosos são raros –menos de 0,001% dos app instalados operam para corromper o dispositivo. As notificações são similares às já exibidas quando um programa é baixado.
Após ser alertado, o dono do aparelho poderá decidir se prossegue com a instalação ou não. O Google acredita que os avisos surtem efeito. No ano passado, apenas 0,18% das instalações de apps prosseguiram depois de a notificação ter sido exibida.
via G1
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.