segunda-feira, 14 de abril de 2014

Google lança kit para desenvolvedor criar smartphone 'desmontável'

Projeto Ara prevê celular cujos componentes são modulares. 
Dono do aparelho escolhe que componentes incluir.


Esqueleto do smartphone modular, que pode ser montado e desmontado, do Projeto Ara, do Google. (Foto: Divulgação/Google)Esqueleto do smartphone modular, que pode ser montado e desmontado, do Projeto Ara, do Google. (Foto: Divulgação/Google)
Google liberou nesta quarta-feira (10) o primeiro kit para que desenvolvedores comecem a trabalhar no smartphone modular, cujos componentes do aparelho, da câmera ao processador, podem ser incluídos ou retirados.
O kit mostra que os celulares poderão ter três tamanhos: mini, médio e grande (que não foi contemplado nesse primeiro lançamento). Os aparelhos são esqueletos em que são encaixados os vários módulos, responsáveis por uma função (Wi-Fi, câmera, processador, bateria) (O kit pode ser baixado aqui).
Em fevereiro, Paul Eremenko, chefe da divisão responsável pelo Ara, informou à revista “Time” que o modelo menor do smartphone Ara poderia custar até US$ 50. Como os outros aparelhos comportam mais módulos, devem custar mais carto.
Os celulares serão equipados com Android. Segundo o Google, o aparelho modular pode ser lançado no próximo ano. O objetivo é que os próximos consumidores montem seus aparelhos de acordo com suas necessidades. Se gostarem de fotografia, podem incluir uma câmera mais potente. Se jogar games for o objetivo, podem instalar um processador mais potente.
Essa é uma primeira versão do kit de desenvolvedores que será lançado antecipadamente no fim de 2014. Segundo o Google, as impressões dos programadores será utilizada para aprimorar o pacote final de ferramentas.
Na próxima semana, nós realizaremos a primeira Conferência para desenvolvedores do Projeto Ara, no Museu da História do Computador, em Mountain View.
O Projeto Ara era conduzido pela Motorola Mobility, divisão de celulares que foi vendida pelo Google para a chinesa Lenovo por US$ 2,9 bilhões. Por seu atrativo, a divisão responsável pelo projeto foi uma das áreas retidas pelo Google e que não estavam no pacote de ativos comprados pela Lenovo.
Esquema do smartphone modular, que pode ser montado e desmontado, do Projeto Ara, do Google. (Foto: Divulgação/Google)Esquema do smartphone modular, que pode ser montado e desmontado, do Projeto Ara, do Google. (Foto: Divulgação/Google)

via G1
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.