Uma discussão constante entre fãs da Apple e do Android gira em torno de quem influenciou mais ou outro na briga pelo melhor sistema operacional e smartphones atuais. No entanto, uma revelação recente de uma pessoa próxima ao projeto do Android pode colocar um ponto final na conversa. Segunda a fonte, os planos para o Android foram mudados completamente após o lançamento do primeiro iPhone, em 2007.

Até então, o Android estaria sendo pensado a partir do sistema operacional mais popular da época, que rodava nos Blackberries da antiga RIM. Portanto, o projeto inicial do sistema do Google ainda considerava os teclados como único meio de interação com o smartphone – algo que mudou totalmente quando viram o potencial da tecnologia de touchscreen capacitivo presente no iPhone.
“Vamos ter que começar tudo de novo”, teria dito Andy Rubin, fundador da empresa adquirida pelo Google para criar o Android e vice-presidente de conteúdo móvel e digital e líder da equipe do sistema móvel do Google até março de 2013, quando foi movido para outra área da empresa e substituído pelo indiano Sundar Pinchai.
O Android já estava sendo planejado desde 2005, mas teve o projeto refeito, provocando um atraso no planejamento inicial. O resultado foi o lançamento do HTC G1, o primeiro Android do mercado, dotado de uma tela touchscreen capacitiva, assim como o iPhone, mas com um teclado escondido na carcaça – opção de design completamente abandonada hoje por fabricantes de smarts Android.
O iPhone parece ter influenciando severamente na construção do Android como o conhecemos hoje. Aliás, a indústria inteira se inspirou na invenção da Apple para criar produtos que tirassem vantagem da interação via toques na tela. O que se sabe, porém, é que, ao longo desses mais de sete anos desde o lançamento do iPhone, Google e Apple vêm obtendo ideias umas das outras para melhorar suas plataformas.
Via The Verge, Tech Tudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.