O supercomputador Watson, da IBM, em breve deve passar a ser utilizado pelo público. A empresa anunciou que já a partir de 2014, desenvolvedores poderão aproveitar a máquina. Uma plataforma aberta será estabelecida com um API que permitirá que seja construídos apps sobre a base de dados do computador.
De acordo com a própria IBM, o sistema utilizado é bem simples e vai criar uma ligação direta entre os desenvolvedores e o Watson. As empresas terão que fazer um contrato com os administradores do supercomputador, mas depois disso estes seus programas poderão obter dados de dentro dele em tempo real.
"Acreditamos que isso é uma evolução significativa para o futuro da computação e queremos mais gente envolvida. Queremos deixar os parceiros saberem que a computação cognitiva está evoluindo", disse o diretor de tecnologia da IBM, Rob High.
Esta primeira parte da disponibilização do Watson para um público externo da IBM de forma mais prática tem três parceiros iniciais, incluindo uma companhia que quer fazer um “personal shopper” para melhorar seu e-commerce no ano que vem. Apesar disso, não foram revelados muitos detalhes mais sobre o processo e como ele será feito.
Versão menor do computador
Segundo o site Engadget, uma versão mais portátil do Watson será utilizada. E o seu funcionamento será semelhante a de um servidor que hospeda arquivos da nuvem. O projeto teria diversas ferramentas que permitiriam a construção de aplicativos com um maior número de detalhes: “mais ricos e interativos”.
Resta saber quanto tudo isso vai custar para os desenvolvedores e como será criada esta interação. Mais novidades devem ser divulgadas oficialmente pela IBM em breve.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/ -A tecnologia descomplicada-
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.