domingo, 27 de outubro de 2013

Testamos o Driveclub: game chega em 2014 com recursos de rede social

Você não deveria se importar com "Driveclub", mais um jogo de corrida de molde casual naquele já bem explorado meio termo entre o pragmático "Need for Speed" e o mais improvável "Ridge Racer". Mas, embora apresente visual um pouco mais cristalino que os expoentes do gênero desta geração, não é tão dramático quanto "Need for Speed: Rivals", repleto de efeitos cinematográficos importados do motor gráfico Frostbite 3 (o mesmo de Battlefield 4). Nada especial? Talvez não. Mas acredite que não vimos a hora passar enquanto jogamos a build no estande da Sony na BGS 2013. É uma das surpresas da feira.
Driveclub também chegará às lojas com o PS4 (Foto: Reprodução) (Foto: Driveclub também chegará às lojas com o PS4 (Foto: Reprodução))Driveclub também chegará às lojas com o PS4 (Foto: Reprodução/PlayStation)
Em termos de jogabilidade e gráficos, o "Driveclub" faz mesmo pouco para tomar a dianteira. Guiamos um modelo esportivo TUF pelas encostas de uma montanha que parece mais bonita em imagens do que em ação. Cores super saturadas chamam a atenção no título mas, são enfeitadas por efeitos visuais que falham em agradar os olhos. Uma câmera cinemática que acompanha cada início de partida é irritantemente apaixonada pelos detalhes 2D das folhagens.

Ao mesmo tempo, o jogo traz uma direção bem agradável. O game, como "Need for Speed", exige um certo grau de habilidade e uso inteligente de aceleração e frenagem em curvas. Basta um clique do botão de freio de mão durante uma manobra para iniciar uma derrapagem que, mesmo não tão milimetricamente controlável quanto em "Ridge Racer", é mais acessível do que em "Forza" ou "Gran Turismo".
Pista é como uma rede social
O que "Driveclub" faz que o coloca na pole position da próxima geração são mecânicas de jogo extremamente sociais. Não, não estamos falando de uma ferramenta nos moldes do Autolog. "Driveclub" é um pouco mais direto ao ponto: é como se a pista fosse uma rede social. Durante nossa subida, um certo trecho era decorado com a foto de um gamer e seu recorde de velocidade. No momento que você entra nessa zona, o computador grava sua velocidade e a compara em tempo real com a do recordista anterior, recompensando o jogador com pontos.
Driveclub (Foto: Renan Dayube / TechTudo)Driveclub (Foto: Renan Dayube / TechTudo)
Outras porções da pista desafiavam a capacidade de conduzir o carro por uma curva em S, assim como incluíam um teste de derrapagem, todos no mesmo esquema: você vê a foto do atual campeão do trecho, e é informado do objetivo em tempo real para superá-lo.
Estes pontos em questão são somados no final da corrida e adicionados a um placar geral do seu clube, que você pode organizar entre seus amigos e enviar para disputas online. Mesmo que não queria correr por aí em bandos, o que esse sistema traz é um enfoque em drama e tensão mesmo em momentos em que você está sozinho na pista, e que consegue, aqui e ali, superar o audiovisual e jogabilidade mediana com recursos mais exclusivos no jogo.
Jogamos apenas uma tomada de tempo, mas estamos ansiosos em saber o que mais o time da Evolution Studios tem nas mangas, especialmente em modalidades mais competitivas. A equipe anunciou um atraso na agenda, e o jogo chega apenas no primeiro trimestre de 2014. Os meses extras, segundo Shuhei Yoshida em recente coletiva, será utilizado para "polir os gráficosdo jogo".
via tech tudo
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