
E o executivo se justifica de maneira sólida. Ao fazer menção aos primórdios do cenário indie, o designer conta que, hoje, uma variedade de softwares pode ser desenvolvida sem grandes preocupações de plataforma. “Então, [no desenvolvimento do] Atari, times de uma ou duas pessoas [trabalhavam]. E por ser um jogo para ‘dispositivos de moeda’, hardwares dedicados precisavam existir – e essas cabines custavam US$ 3.000”.
Fonte da imagem:Reprodução/AtariMuseumComo resultado, uma infraestrutura mais robusta foi construída em torno do desenvolvimento de jogos; múltiplos níveis de gerenciamento de tracking e de green-lighting para apenas um programador passaram a existir.

O poder da nova geração
Ainda nas palavras de Cerny, o trabalho indie de hoje “é um laboratório de amor e você nunca sabe quando [um jogo] poderá ficar pronto. Ele vai ser finalizado 'quando for finalizado' – quando alcançar a visão dos criadores”. Esta fala refere-se à qualidade atual dos jogos independentes, cada vez mais polida e alta.
Sobre o Xbox One e o PlayStation 4, o executivo pronunciou-se em relação a uma fala recente de John Carmack, um dos programadores mais aclamados do mundo e um dos fundadores da companhia id Software. “John Carmack disse recentemente que o poder de hardware [de ambos os consoles] tem praticamente a mesma performance”. Na opinião de Cerny, “o poder do PlayStation 4 foi um pouco desmerecido no depoimento. Mas temos de ter a perspectiva de Carmack”, cuidadosamente observou o designer.
Fonte da imagem: Reprodução/Softpedia“Esse é o homem que constrói naves espaciais, certo? Então ele está 20 anos no futuro, olhando para trás – e tudo parece igual”, brincou Cerny. O desenvolvimento de jogos indie, neste contexto todo, encontra condições bastante propícias de florescimento. Tanto o Xbox One quanto o PlayStation 4 estão prestes a inaugurar um novo capítulo nesse cada vez mais expressivo cosmos alternativo do desenvolvimento independente de games.

Fonte: YouTube/GameInformer, BJ.
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