A Logitech QuickCam Pro 9000 é uma webcam para computadores com sistema operacionalWindows que promete dar fim às imagens escuras. Munida com lentes Carl Zeiss com função de autofoco, o aparelho permite gravar vídeos em HD com resolução de 1600x1200 e tirar fotos de 8 megapixels.
Hardware e Desempenho
Ao ligar a câmera, se destaca a nitidez da imagem. Mesmo em ambiente com pouca luz, a ela não perdeu a qualidade e ficou bem mais clara do que ocorreria em outras webcams com imagem padrão. Ou seja, a promessa sobre o fim das imagens escuras é real. A função de foco automático também funciona muito bem, mesmo em mudanças rápidas de distância e em ambientes mal iluminados.
Outra surpresa que tivemos com a QuickCam Pro 9000 foi o microfone integrado, que usa tecnologia RightSound. Ele capta muito bem o som ambiente, tornando possível entender sem dificuldades o que está sendo dito a uma certa distância. Não há ruídos e o usuário deve ter cuidado para não falar alto demais, caso esteja acostumado com um aparelho de qualidade inferior. As conferências em vídeo no Skype entregaram uma conversação limpa e imagens em HD (720p).
A câmera conta ainda comum botão lateral para tirar fotos de maneira rápida e apresenta uma luz vermelha que indica se o aparelho está em funcionamento. Já o clipe universal é útil tanto para quem prefere deixar o periférico apoiado sobre a mesa quanto na tela do desktop ou do notebook. No primeiro modo, no entanto, é possível posicionar a webcam, que gira num ângulo de aproximadamente 90º, de diferentes modos.
saiba mais
O fio de 1,8 m poderia ser um pouco maior, a fim de facilitar a mobilidade do usuário. Ao conectá-lo em um ganinete localizado na parte de baixo da mesa e colocar a câmera no topo do monitor, pode ficar bem à conta. Além disso, caso o usuário queira aproximar a imagem "manualmente", o fio não chega muito longe.
Instalação
O periférico vem acompanhado de um CD de instalação que traz funções extras, mas, por ter sido lançado nos Estados Unidos em 2007, é compatível apenas com Windows Vista e XP. No entanto, é possível baixar o drive Logitech Quickcam compatível com o seu sistema operacional no site da empresa.
O software encontrado na Internet demora cerca de sete minutos para instalar. Vale a pena fazer o download apenas pelos efeitos de zoom e calibragem de áudio. O programa tem uns efeitos de imagem meio ruins, que dependem de boa iluminação para funcionar.
O fabricante indica em seu guia de instalação – disponível em 17 idiomas, inclusive em português – que o usuário instale o software disponível no CD. No entanto, sem qualquer programa, a câmara foi prontamente reconhecida pelo Windows 7 e a instalação foi fácil. Bastou conectar o USB 2.0 ao computador para que ele identificasse o aparelho. Ao usar aplicativos de conversação, como o Skype, ou de gravação de imagem, como o Windows Movie Maker, eles priorizaram a QuickCam Pro 9000 em vez da webcam do notebook.
Conclusão
Apesar de lançada em 2007, o preço da Logitech QuickCam Pro 9000 ainda é alto no Brasil. De acordo com um site de comparação, o valor varia de R$ 235 a R$ 513 reais. Para quem faz videoconferências profissionais ou vive em um ambiente com pouca luz e gosta de se comunicar através de vídeos, pode valer a pena o investimento. Os 2.0 megapixels das clássicas Carl Zeiss fazem, de fato, a diferença em relação a câmeras com lentes tradicionais de 1.3 MP. Além disto, a qualidade de áudio fornecida pelo microfone embutido é um grande diferencial.
Ficha técnica
Acompanha | CD com software de instalação |
Lentes | Carl Zeiss com sensor de 2.0 megapixels |
Resolução | Vídeos em HD de 1600x1200 e fotos de 8 megapixels |
Conexão | USB 2.0 |
Microfone | Embutido, com tencologia RightSound |
Comprimento do fio | 1.8 m |
Sistema operacional | Windows Vista, Windows XP, Windows 7 e Windows 8 |
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.