O governador do estado americano da Califórnia, Jerry Brown, assinou na última segunda-feira (23) uma nova lei para proteger a privacidade de crianças e adolescentes na Internet. O texto gera polêmica e pretende criar condições para que usuários possam apagar qualquer conteúdo publicado em serviços online voltados para menores de idade com mais facilidade.
A nova legislação entra em vigor em 2015 e recebeu o apelido de “botão borracha”. A Califórnia é o primeiro estado a implementar a medida. Ela obriga provedores de serviços na Internet – como sites e aplicativos – a permitir que menores possam apagar ou requisitar a remoção de conteúdo e informações publicados. Além disso, eles estariam proibidos de mostrar a esses usuários mais jovens publicidade sobre uma lista de assuntos que inclui álcool, armas de fogo, tatuagens permanentes, cigarros e drogas.
O CEO da Common Sense Media, uma ONG voltada à proteção da privacidade de crianças e adolescentes dos Estados Unidos, divulgou o conteúdo de uma carta que enviou ao governador na qual pedia a aprovação da nova lei. A justificativa de James P. Steyer é que ela dá aos menores uma chance de se “redimirem” de excessos cometidos em uma época na qual eles “falam de si mesmos o tempo todo, sem refletir sobre o que publicam na rede”.
Para Steyer, a manutenção de dados online é uma parte importante da vida dos adolescentes, mas reconhece que muitas vezes eles publicam conteúdo sensível sem pensar nas consequências. “Jovens costumam frequentemente postar informações que mais tarde eles vêm a se arrepender, mas não têm como deletá-las da Internet”, acrescenta.
Por outro lado, operadores de serviço estão preocupados com as dificuldades que a lei implementa. O Centro de Democracia e Tecnologia, por exemplo, acredita que a legislação pode desencorajar o desenvolvimento de conteúdo voltado a menores. “Isto pode levar a sites e serviços voltados a este público a baní-los de usar seus serviços”, alerta.
Via Opposing Views, tech tudo
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.