A modalidade crowdfunding já é bastante conhecida no mundo online, especialmente devido a alguns projetos inovadores listados nos sites de arrecadação, como o Ubuntu Edge (saiba mais aqui).
Agora, a ‘vaquinha virtual’ está chegando ao empreendedorismo. De acordo com o Wall Street Journal, algumas startups norte-americanas tem apostado no crowdfunding para conseguir investimentos.
A ideia é a mesma: empreendedores publicam detalhes da empresa nos sites e estipulam um valor mínimo a ser arrecado. Os internautas interessados em ajudar a empresa enviam uma quantia e, em troca, ganham algo.
No caso das startups, os investidores se tornam sócios da empresa iniciante, recebendo durante um período uma parte dos lucros da companhia.
A estudante Trina Spears, de 29 anos, por exemplo, recorreu ao site de crowdfunding Upstart, lançado em novembro de 2012. Em poucos meses, ela arrecadou US$ 20 mil de 13 investidores diferentes e iniciou sua startup. Além do dinheiro, metade dos colaboradores ofereceu oportunidades de tutoria de negócios.
Em troca, Trina irá oferecer 1% de sua receita futura aos 13 investidores durante 10 anos. O próprio site definiu o percentual com base no potencial de ganhos da empresa, utilizando o mesmo processo do Google para avaliar novas aquisições.
Outro site que já iniciou o crowdfunding de startups é o Pave.
via olhar digital
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.