segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Como usar o Twitter - DICAS

Com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, a rede social Twitter faz e desfaz os "buzz" na internet. Das revoltas no Irã ao marketing, passando pelas notícias do web 2.0, nada escapa ao Twitter. Aliás, como é que isso funciona? O Twitter é um microblogging para enviar comentários curtos, os tweets, para uma lista de seguidores. Sua temática? A atualidade em geral! 


  • O que é?
    • Como se cadastrar?
  • Como funciona?
    • Compor sua mensagem
    • Buscar contatos
  • Funções avançadas
    • As "Mensagens diretas"
    • Responder a uma mensagem: @
    • Encaminhar um tweet: RT@
    • Proteger seus tweets
    • Excluir um retweet
    • Excluir todos os meus tweets
  • Efetuar uma busca
  • Criar uma sinergia com o seu site?
  • As contas certificadas

O que é?

Especificamente, o Twitter é uma plataforma gratuita de microblogging para transmitir mensagens curtas (140 caracteres) a uma lista de contatos pessoais. Em outras palavras, é uma plataforma popular de trocas onde se reúne uma importante comunidade virtual, formando rapidamente uma rede on-line. 
Assim como o Facebook, o Twitter possibilita a criação de uma lista de amigos, mais comumente conhecidos como seguidores. Depois deles terem te adicionado a sua própria lista de contatos, eles poderão seguir suas atividades, ou seja, todas as mensagens que você postar no Twitter. Você não quer que estranhos possam ver o que você posta? Não tem problema, o Twitter permite que você restrinja o acesso no seu perfil através da opção Proteger minhas atualizações

Por outro lado, você pode criar sua própria lista de contatos pessoais, chamada Seguir. Para fazer isso, você deverá procurar contatos no motor de busca do Twitter. 

Observação: Embora o serviço seja apenas em inglês (ou japonês), seu uso é muito simples e além disso permite fortalecer a presença da sua empresa na Internet. 

Como se cadastrar?

Para se cadastrar no Twitter, vá na página de inscrição do Twitter. Para criar seu perfil, você deve, obviamente, digitar um endereço válido de e-mail, uma senha e dois identificadores específicos. Para estes últimos, sugerimos que você siga os seguintes conselhos: 

Nome completo: Este é o nome que você terá no Twitter. Por isso, recomendamos que você escolha o nome da sua empresa ou da sua marca para ser identificado rapidamente. 

Nome de usuário: O nome de usuário é o nome que aparecerá no URL do seu perfil do Twitter. Aqui também aconselhamos escolher o nome de sua empresa Utilizar o Twitter em seus negóciosou marca, se eles ainda estiverem disponíveis! 

Como funciona?

Quando sua conta estiver configurada, você já poderá usar o Twitter. Antes de começar qualquer coisa, no menu horizontal, situado na parte superior direita, clique em Home. A página exibida será a sua Homepage: esta é a página principal do Twitter, onde você poderá digitar suas mensagens e ler as dos outros. 

Compor sua mensagem

Para compor suas mensagens, basta clicar no campo O que você está fazendo?. Lembre-se que você só pode digitar 140 caracteres, portanto, seja breve. Depois de digitar a mensagem, clique em Update. A mensagem será, então, enviada e aparecerá logo abaixo, na página central. Isso significa que a sua mensagem já pode ser vista por todos os seus seguidores. Essas mensagens são chamadas de tweets

Observação: a parte central também é o espaço onde você vai encontrar as mensagens enviadas pelos seus contatos, ou seja, as pessoas que você decidiu seguir. Se você quiser que a sua mensagem seja melhor referenciada, ponha um jogo da velha (#) antes das suas palavras-chave. 

Buscar contatos

Passada a fase de inscrição, o Twitter vai perguntar se você deseja adicionar amigos a sua rede, propondo automaticamente ou indo procurar os endereços em sua agenda de endereços de e-mail. Você decide se quer que o Twitter acesse a sua caixa de entrada! 

Você não precisa seguir seus amigos reais, mas pode seguir marcas, para obter informações exclusivas, ou blogueiros, dos quais você gosta das publicações! Para encontrar os amigos, você pode usar a função Find People (Encontrar pessoas), situada no menu superior. 

Funções avançadas

As "Mensagens diretas"

Como o nome já sugere, quando você clica em Mensagens Diretas na barra lateral à direita, você acessa o equivalente a uma caixa de entrada de e-mail pessoal no Twitter. 

Quando um contato te enviar uma mensagem pessoal no Twitter, é nela que você deverá consultá-lo. Quanto a você, se quiser responder a essa pessoa ou, enviar uma mensagem pessoal para alguém, basta fazer a mesma coisa que para uma mensagem normal, exceto que, neste caso, você deverá escolher o contato em questão, na lista suspensa. 

Responder a uma mensagem: @

Quando você quiser responder a um tweet, clique no ícone Resposta (Reply), situado ao lado do tweet que você vai comentar. O Twitter vai te mandar para o campo de digitação de mensagens, onde você verá aparecer o @ + o nome do usuário que, originalmente, postou o link. Atenção, saiba que esta resposta é pública, logo, ela aparecerá no feed de notícias de toda a sua rede! 

Encaminhar um tweet: RT@

Você achou um tweet interessante e quer publicá-lo em sua rede? Para isso, você deverá executar a mesma operação que você fez para responder e colocar o RT (Re-Tweet) antes do @. Também é possível copiar ou reformular a mensagem a ser publicada. 

Proteger seus tweets

Por padrão, seus tweets podem ser lidos por todo mundo e são indexados em motores de busca. 
É possível proteger seus tweets, mas saiba que a leitura dos mesmos será restrita aos amigos. Além disso, cada vez que alguém quiser seguir seus tweets, você receberá uma solicitação por e-mail para aprová-la. Para completar, você não poderá responder a um tweet usando a "notação@pseudônimo" se este usuário não te seguir. 

Para proteger seus tweets, clique em Configurações > Minha Conta e marque a caixa Proteger meus tweets. Em seguida, clique em Salvar. Saiba que apenas os futuros tweets serão privados. Todos os tweets publicados até então permanecerão públicos. 

Excluir um retweet

Para excluir um retweet, nada mais fácil! Basta clicar na palavra Retweet e a operação será cancelada! 

Excluir todos os meus tweets

O mais fácil, se você tiver um celular, é usar o aplicativo DLTTR (Delete tweets): 

DLTTR para iPhone 

DLTTR para Android 

Efetuar uma busca

Você também pode fazer uma busca no Twitter através do motor de busca, situado no lado esquerdo da interface. Abaixo do mecanismo de busca, você verá aparecer os Trending topics, ou seja, as frases mais procuradas no Twitter. 

Criar uma sinergia com o seu site?

É possível levar o seu feed do Twitter para o seu site ou blog. Também é aconselhável exibir um botão do Twitter em seu site para transformar seus visitantes tradicionais em seguidores. Para criar este botão, acesse: Twitthis

As contas certificadas

O Twitter também lançou contas certificadas para lutar contra o roubo de identidade. Para as empresas, a certificação ainda não está em vigor mas, de qualquer forma, o site se propõe a postar o seu pedido para uso futuro. A certificação para as empresas será grátis ou paga? A questão permanece suspensa... Central de ajuda Twitter 

Tradução feita por Lucia Maurity y NouiraFonte:CCM
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.