quinta-feira, 23 de julho de 2015

É necessário desligar o celular no avião?


  • Porque é solicitado desligar o telefone celular no avião?
    • Uma questão de faixa de frequência
    • Uma medida preventiva, não sistemática
  • Serviços e aplicações a não usar durante o vôo
  • O modo avião, a boa alternativa
  • Veja também: Não desligar telemóvel no avião

Na decolagem e no pouso de aeronaves, os passageiros são convidados a desligar seus telefones celulares. O motivo? Poderia ser uma possível interferência nos equipamentos de bordo. Então, navegar no avião, ou não? Informações e explicações. 

Porque é solicitado desligar o telefone celular no avião?

Não há realmente nenhuma razão científica comprovada. Esta instrução durante a decolagem e aterrissagem do avião é, na verdade, uma medida preventiva. De fato, as conexões 3G/4g e os envios/recepções de chamadas de um telefone celular podem causar interferência.

Uma questão de faixa de frequência

Os telefones celulares emitem ondas eletromagnéticas. Eles operam em faixas de frequências específicas, dependendo da funcionalidade ou serviços utilizados. 
O risco de interferência eletromagnética está presente se o celular transmite sinais na mesma faixa de frequência do equipamento a bordo da aeronave. Isto é particularmente sensível nas fases de atividade de voo, incluindo decolagem e pouso. 

Uma medida preventiva, não sistemática

Ao invés de proibir o uso de telefones celulares no avião, algumas companhias aéreas têm inatalado aparelhos que permitem manter um certo controle: 

Air France-KLM oferece uma rede Wi-Fi a bordo com uma tecnologia desenvolvida especificamente para as aeronaves, sem o risco de interferência e as aeronaves da Emirates tem um ponto de acesso de telefonia móvel que encaminha chamadas para um satélite. A tripulação pode desligar o aparelho a qualquer momento, como durante uma intensa atividade dos equipamentos de bordo. 

Serviços e aplicações a não usar durante o vôo

Todos os serviços que utilizam uma conexão de rede deverão ser esquecidos: os app de notícias on-line, as redes sociais, a música online e os e-mails. Mas também, os serviços de localização, oBluetooth, WiFi. e, é claro, a rede telefônica. 

O modo avião, a boa alternativa

Em telefones celulares, o modo avião foi projetado para a utilização dos dispositivos eletrônicos móveis em aviões. Esta opção está disponível no: 

Android: pressione o botão de Alimentação e, em seguida, ative o Modo offline
IOS: aplicação Settings e Modo Avião

Mais informações sobre o modo de avião na nossa dica: Usar um smartphone ou tablet no modo de Avião.

Fonte: Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.