terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Roubo de celulares dispara em SP e obriga governo a facilitar bloqueios

Após furtos de aparelhos subir 150% em 2014, Secretaria de Segurança fez acordo com operadoras para bloqueios serem feitos em poucas horas.
A disparada no roubo de celulares na cidade de São Paulo em 2014 fez com que o governo se mexesse para facilitar o bloqueio de aparelhos furtados. Segundo o governo, a ação tem a intenção de diminuir essas ocorrências.
Após os furtos de telefones celulares crescerem 149,6% no ano passado, a Secretaria de Segurança Pública anunciou nesta semana um procedimento junto com as operadoras que garante o bloqueio efetivo dos aparelhos roubados.
De acordo com o site do governo estadual, a edição da Resolução 3/2015, da Secretaria da Segurança Pública, que centralizará no DIPOL (Departamento de Inteligência) da Polícia Civil, prevê que as operadoras terão um prazo máximo de 12 horas para atender aos pedidos de bloqueio.
Além disso, a Secretaria também criou um grupo especial que irá estudar outras medidas para melhorar a nova ação. “Este grupo terá três participantes de cada operadora, de três áreas técnicas diversas, para conseguir - a partir dessa experiência - um mecanismo que seja imediato”, explica o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.
Sistema
A resolução também aponta que, durante os registros dos BOs (boletins de ocorrência) de roubo, os delegados poderão coletar autorização das vítimas para a Polícia Civil realizar o pedido de bloqueio – a medida também poderá ser tomada quando o crime for registrado pela chamada Delegacia Eletrônica. 
A SSP espera acertar em cheio os criminosos com a medida, uma vez que o bloqueio do IMEI inutiliza o aparelho, que não poderá então ser vendido de forma ilegal pelo assaltante.
Por fim, a Secretaria também anunciou que encaminhará ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) a minuta de um projeto de lei que prevê a proibição da comercialização de aparelhos que desbloqueiam o IMEI. 
A Polícia Civil, por outro lado, vai aprimorar a investigação e apreensão dos chamados “desbloqueadores”, vendidos em comércios irregulares.
Celulares bloqueados
Segundo uma reportagem do G1, que cita a associação ABR Telecom como fonte, o Brasil possui mais de 5 milhões de celulares bloqueados por roubo ou perda - os dados são de janeiro de 2015.
Fonte: http://idgnow.com.br/mobilidade/2015/02/11/roubo-de-celulares-dispara-em-sp-e-obriga-governo-a-facilitar-bloqueios/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.