terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Cibercriminosos usam malware para roubar milhões em bancos de vários países

Número Cartão de Crédito
Cerca de dois anos depois, parece que um roubo misterioso em um caixa eletrônico na cidade de Kiev, na Ucrânia, foi solucionado. As investigações mostraram que a máquina começou a "distribuir" dinheiro em diversos momentos aleatórios do dia, sem ao menos que os clientes pressionassem um botão ou inserissem um cartão.

Segundo o NY Times, a descoberta do crime foi feita pela empresa especialista em segurança na web Kaspersky Lab. Foi constatado que computadores internos do banco, que eram usados por funcionários para transferências diárias e outros serviços, foram atingidos por um malware no qual os cibercriminosos conseguiram gravar todos os movimentos em sua frente.

O software ficou escondido durante meses enviando informações de rotina dos funcionários, fotos e vídeos para os criminosos que estão na Rússia, China e na Europa. Com os dados em mãos, eles se passavam pelos funcionários do banco e efetuavam não só a "distribuição" de dinheiro no caixa eletrônico, como a transferência de milhões de dólares em contas fictícias de bancos de países como Rússia, Japão, Suíça, Estados Unidos e Holanda.

Em um relatório publicado na semana passada, o Kaspersky Lab informa que o alcance do ataque chegou a mais de 100 bancos e instituições financeiras de 30 países, o que pode, então, ser considerado um dos maiores roubos a banco da história.

Ainda de acordo com o relatório, a Kaspersky Lab afirma que o roubo de clientes chega aos US$ 300 milhões, mas que o total deve ser o triplo. A empresa diz que é impossível chegar a uma projeção exata, pois os roubos foram limitados a US$ 10 milhões por transação.


Matéria completa: http://canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.