sexta-feira, 11 de abril de 2014

Facebook vai tirar chat de seu app para forçar uso do Messenger nos smartphones

Facebook adotou uma estratégia radical para incentivar o uso do Facebook Messenger. A rede social já começou a notificar os usuários de que eles já não têm mais a opção de enviar e receber mensagens no Facebook para iOS e Android, e que, para continuarem conversando no celular, precisarão baixar o aplicativo específico para isso: o Facebook Messenger.
Até pouco tempo, os usuários que tinham instalado o aplicativo do Messenger do Facebook tinham a guia de bate-papo de seus principais aplicativos substituídos por um botão hotlink que abria o Messenger. Porém, tal alternativa só era possível caso o usuário realizasse o download do app. Com a nova medida, isso não será mais uma opção.
Facebook e Messenger (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Agora, o Messenger será o mensageiro oficial do Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Em uma palestra ocorrida em novembro, Mark Zuckerberg revelou o que seria uma explicação para a mudança atual: “A outra coisa que nós estamos fazendo com o Messenger é torná-lo autônomo (…). A razão pela qual estamos fazendo isso é porque descobrimos que tê-lo como uma "segunda classe" dentro do app do Facebook causa um certo atrito na hora de responder às mensagens; então, nós queremos que as pessoas utilizem o Messenger focadas em uma experiência própria para isso”, revelou. 
Não é novidade que o Facebook tem visto o bate-papo dentro de seus principais aplicativos como algo lento e já sepultado. De acordo com o que seus números indicam, as pessoas provavelmente terão uma melhor experiência na troca de mensagem ao utilizarem um aplicativo independente, focado apenas para este fim, no caso, o Facebook Messenger.
Apesar de as pesquisas estarem a favor da mudança, forçar os usuários a adotar um novo comportamento para a troca de mensagens pode ser uma atitude muito mal recebida. De fato, nem todo mundo quer gerenciar vários aplicativos do Facebook em sua tela inicial. Uma parte dos usuários do Facebook pode preferir manter as coisas mais simples – como era feito até então – com tudo centralizado em apenas um app da rede social, ainda que isso signifique ter um aplicativo com funcionamento mais lento para troca de mensagens.
Entre os méritos na alteração estão, entretanto, o aumento da rapidez do bate-papo e a melhora na estabilidade de alguns recursos. Isso faz com que exista a chance de alguns usuários, contrariados no momento, mudarem de opinião após um maior contato com o app; ainda que seja bastante provável haver uma forte rejeição inicial à ideia de obrigatoriedade da mudança.
Quanto a emergência na migração, pode ser que seja apenas uma medida desesperada do Zuckerberg para dar conta de uma situação bastante crítica. Não é novidade que o Facebook tem lutado bravamente para vencer a guerra dos aplicativos messengers. Mesmo após a compra do WhatsApp, ele ainda precisa se sobrepor a aplicativos de mensagens independentes como WeChatKikKakaoTalk e Line. Apesar da alta concorrência, resta saber se a migração obrigatória para o Facebook Messenger será algo para coroar ou rechaçar a adoção do app pelos usuários.
Fonte: TechCrunch, Tech Tudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.